HEBRÃO É A IRMÁ DE JERUSALÉM


Três cidades têm um lugar enorme e exclussivo na antiga história do nosso povo: Sikhem, Hebrão e Jerusalém. No Livro do Gênese (Bereshit) diz-se-nos que Terach tomou ao seu filho Abraham, o seu sobrinho Lot e a sua nora Sara, a esposa de Abraham, e abandonou Ur Kasdim com destino a Canaam. O percorrido levou-nos a Haran e habitaram ali. Terach morreu em Haran.

A seguir, o Todopoderoso dixo a Abraham: “Marcha da tua terra, do teu lugar de nascimento e da casa do teu pai e dirige-te à terra que te amosarei…e Abraham fixo o que lhe foi dito pelo Eterno…e levou com ele a Sara, a mulher de Abraham e deixou Ur Kasdim caminho de Canaam. E Abraham cruzou o território caminho de Sikhem…e o Eterno apereceu-se-lhe e dixo: “À tua descendência darei esta terra”. Abraham construiu ali um altar ao Esterno, que se lhe aparecera, e continuou a sua viagem face o sul…e Abraham levantou um campamento e se estabeleceram nas planícies de Mamre, que estám em Hebrão, e construiu outro altar ao Todopoderoso” (Gênese, 12).

A história dos hebreus começa em Hebrão. Em Hebrão surgiu a primeira força armada, que batalhou contra quatro grandes reis, porque capturaram ao sobrinho de Abraham, Lot, e tomaram as suas propriedades. Cuando isto chegou a ouvidos de Abraham, em Hebrão, imediatamente movilizou a 318 dos seus seguidores e perseguiu aos quatro reis para além de Dan, no norde, onde os atacou ao cair a noite e os destruiu, recuperando todas as propriedades e ao seu sobrinho Lot, a sua mulher e o resto dos cautivos. Esta foi a primeira guerra na história dos judeus, e rematou não com uma simples vitória, mas também com uma demonstração da amplitude de espíritou de Abraham…

Quando Sara morreu em Hebrão, à idade de cento e vinte sete anos, Abraham dirigiu-se ao hititas para que lhe concederam uma parcela onde enterrá-la. Depois de árduas negociaciões, Abraham pagou quatrocentos shekels de prata a Efron pela sua leira e as árvores que arrodeam o seu contorno, fazendo-a sua. E quando Abraham morreu, 38 anos depois, foi enterrado pelos seus filhos Isaac e Ismael na gruta que Abraham mercara aos hititas.

Antes de que Jacob morrer em Egipto, depois de ir até ali para ver ao seu filho José, fixo que os seus filhos lhe prometeram enterrá-lo onde os seus pais “em Hebrão, na gruta, no campo de Efron o hitita, onde descansam os restos de Abraham e a sua mulher Sara, Isaac e a sua esposa Rebeca e onde eu enterrei a Leah” (Gênese, 49:29,31). E isso é o que José e os seus irmãos figeram. É, portanto, evidente que os três Patriarcas e as três Matriarcas do povo judeu foram enterrados na gruta de Machpela.

Porém, a importância de Hebrão não radica só no seu papel nas vidas dos Patriarcas e Matriarcas da nossa nação. Depois de Saúl, o primeiro rei de Israel que caiu blandendo a espada na guerra com os filisteus, para não cair cautivo, David reempraçou-no como rei. David perguntou ao Esterno: “Devo ir a uma das cidades de Judea?” E o Eterno contestou: “Vai!” E David dixo: “A qual devo ir?” E Deus contestou: “A Hebrão”. E David obedeceu, e os habitantes de Judea chegaram e proclamaram-no Rei de Judea (Samuel II, 2-4). Finalmente, depois da morte de Abner, o comandante do exército de Saúl e de todas as tribos de Israel achegou-se a David em Hebrão e proclamou: “Velaqui, carne e sangue teu somos. Noutro tempo, quando Saúl reinava sobre nós, eras ti quem traia elevava a Israel. E Yahveh tem dito “Ti liderarás ao meu povo, Israel, e chegarás a ser o caudilho de Israel”. Vinheram todos os ancianos de Israel a Hebrão, e o rei David pactou aliança com eles em Hebrão sobre todo Israel” (Samuel II, 5:1-3). Daí surgiu em Hebrão a mais grande dinastia real que Israel tiver jamais.

A cidade de Jerusalém – que chegou a ser com a passagem do tempo, desde a coroação de David até os nossos dias, não simplesmente a mais preçada e Santa das Cidades de Eretz Yisrael, senão uma das mais reverenciadas cidades no mundo inteiro- não é mencionada em nenhum dos cinco livros da Torah. Ainda mais, depois do Reino de David, que conquistou a cidade de Jerusalém de mãos dos Jebusitas e a converteu em capital eterna de Israel, o seu filho, o rei Salomão, construiu o Templo (HaMikdash) em ela. Tras a morte de Salomão o povo israeli coroou ao seu filho Rechavam, não em Jerusalém, mas em Sikhem. E dos 40 anos do reinado de David, sete e meio tiveram lugar em Hebrão, mentres Jerusalém, embora não mencionada em toda a Torah, foi constituída pelo rei de reis israeli em Cidade Santa.

Sem embargo, não esqueçades: os começos do mais grande rei de Israel está em Hebrão, a cidade à que acudiu o primeiro hebreu oitocentos anos antes do Rei David, e cometeríamos um grande e terrível erro se deixassemos de assentar-nos em Hebrão, vizinha e precursora de Jerusalém, com um grande assentamento de judeus, em constante crecimento e expansão, imediatamente. Isto constituirá uma benção também para os vizinhos árabes. Hebrão é digna de ser a irmá de Jerusalém.


DAVID BEN GURION
(18 Shvat 5730 / 25 Janeiro 1970)

0 comentarios: