COISAS DE GHETTOS


O ghetto não tem nada a ver com a pobreça ou o isolamento; os judeus não procuram fortaleça física ou mesclar-se com outros. O ghetto tem a ver com o medo: o medo a permanecer e o medo a marchar. Assim o demonstra a vida em Israel.

Os assentamentos oferecem uma qualidade de vida mais elevada que as abarrotadas e caras cidades israelis. A maioria dos judeus, porém, têm medo de viver neles. Os seus pretextos são irracionais. A incertidume? O Governo israeli ré-embulsará, sem dúvida, o preço das vivendas se evacua os assentamentos. A inseguridade? Os ataques suicidas são mais frequentes em Israel que nos assentamentos. As condições das estradas? Os apedreamentos são menos habituais que os accidentes automovilísticos em Israel. A maioria dos israelis nunca têm estado num assentamento, e só sabem deles pelas inquedantes notícias dos meios de comunicação e pela rumorologia.

Esqueçamos os assentamentos, já temos espanto avondo na própria Israel. Os judeus do norde agardam que Hezbollah reanude os ataques. Os do sul, que Hamas ponha a prova os missis Kassam no accesível branco de Ashkelon. Os judeus de qualquer sítio de Israel vivem baixo a ameaça dos missis sírios. Um homem, Assad, pode em qualquer momento ordear ao exército sírio que ataque Israel simplesmente porque tem passado uma má noite. Esta vez, nem sequer será questão duns tanques sírios atacando uma franja de 40 milhas israelis. Síria, agora, pode lançar centos de SCUD simultaneamente, fazendo inservíveis as defesas ánti-aéreas israelis. Os missis ánti-tanque e ánti-aéreos russos limitarão drasticamente a capazidade de resposta israeli. Daqui a um par de anos, Síria contará com a protecção nuclear iraniã.

A vida nos ghettos modificou notavelmente a mentalidade judea. Os israelis são suicidas de modo muito similar. Os factos são bem sabidos: Líbao, Palestina e Zíria acumulam missis; Irão desenvolve programas nucleares; Netanyahu abandoou Hebrão; Síria não reconheceu a Israel, e Netanyahu não renunciou ao memoránduma de Wye River Plantation.

Os ghettos judeus ignoraram os factos quando o Holocausto. Os judeus israelis ignoram os factos agora.



OBADIAH SHOHER

0 comentarios: