VIVAMOS SOS


“Então o Senhor teu Deus te fará voltar do teu cativério, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o Senhor teu Deus. E o Senhor teu Deus te trairá à terra que teus pais possuíram, e a possuirás.” (Deuteronômio 30).

É um mandamento para os judeus o de viver na Terra de Israel. A pesar da proibição talmúdica de voltar aquí pela força –preceito especialmente querido por Satmar e Neturei Karta- existe um mandamento explícito de regressar, conquistar e colonizar esta terra. Para além das interpretações do Talmud, esse mandamento é perpétuo e não se cinge a um momento determinado. Só em Eretz Yisrael podem desenvolver os judeus uma vida normal, sem necessidade de sopesar as suas acções em função das preferências dos gentis. Só no nosso país podemos viver como gente livre –livre, que quer dizer, como nos dê a ganha. Se isto soa extranho, perguntade-vos porque todas as nações combatem os agressores estrangeiros em vez de submeter-se mansamente às suas normas.

É contranatural para qualquer nação viver submetida ao domínio estrangeiro, tanto se falamos dos russos submetidos pelos alemães, como dos judeus pelos bem intencionados EEUU.Alguns dos nossos mais graves problemas são consequência das “boas intenções”. Antíoco Epiphanus acreditava fazer um bem aos judeus igualando-nos ao gregos. No século XIX, os russos, alemães e austríacos queriam o bem para os judeus obrigando-nos a estudar matérias seculares nas escolas judeas e nas públicas. Os EEUU pensam que nos fazem um bem abrindo a sociedade WASP e as suas instituições aos judeus.

Antes do século XVIII, os gentis permitiam-nos viver isolados dentro dos seus países. A autonomia administrativa para os judeus incluia a prática religiosa, os costumes matrimoniais, a educação e as leis –às vezes inclusso com a potestade do castigo capital que os rabinos empregavam a pesar da inexistência de um Sanedrim. Os legisladores cristãos decatavam-se de que não eram capazes de integrar-nos nas suas sociedades. A secularização provocou a integração forçoa, ao estilo de Antíoco. Os judeus progressistas colaboraram com as autoridades seculares para destruir as comunidades tradicionais judeas, abrindo-as a inovações. Hoje em dia, os judeus americãos disfrutam de uma liberdade religiosa radicalmente menor que quase em qualquer outro país. A polícia de New York investiga actualmente aos judeus por crueldade com os animais devido aos sacrifícios, e os grupos de defesa dos direitos dos animais querem que revisemos o sacrifício ritual nos matadeiros. Os judeus religiosos nos EEUU não têm tribunais próprios, nem sequer jurisdicção nos seus assuntos familiares. O secularismo atropela o judaísmo, mas não temos direito a uma revolta macabea na Diáspora.

Necessitamos volver ao nosso fogar, onde pelo menos podemos dar adequada conta dos que subvertem os valores judeus.



OBADIAH SHOHER

(16 Av 5768 / 17 Agosto 2008)

0 comentarios: