SHABAK SHALOM


Existem sucessos que podem ser obviados, Outros, bem, tes que estar ido para ignorá-los. Nestes enquadra-se o ataque a noite passada contra o Professor Zeev Sternhell em Jerusalém.
Antes de seguir, duas pontualizações:

1. (Para evitar que me metam no cárcere): Não acredito em ir deixando bombas na casa da gente. Estou em desacordo.
2. Zeev Sternhell, mais que ser galardonado com o Prémio Israel, deveria ser encarcerado por incitação. No artigo publicado em Ha'aretz o 11 de Maio de 2001 escreveu: "Não há dúvida respeito à legitimidade da resistência armada nos territórios. Se os palestinianos tivessem um pouco de sentido comum, deveriam concentrar a sua luta contra os assentamentos..."

e

"O fascismo não pode ser detido com argumentos racionais. Só pode ser detido pela força, e quando existe risco de guerra civil. Quando seja preciso, teremos que utilizar a força contra os colonos de Ofra ou Elon Moreh. Só uma pessoa capaz de avançar sobre Ofra com tanques será capaz de frear a escalada fascista que ameaça com afogar a democracia israeli" (Zeev Sternhell, jornal Davar, Abril 1998).

Isto é, nem mais nem menos, incitação ao assassinato, legitimar o assassinato dos judeus residentes em Judea, Samaria (e depois, Gaza). O sítio para a gente que incita ao assassinato está detrás das reixas.

Dito o qual, os sucessos da passada madrugada devem ser examinados cuidadosamente. Um artefacto explossivo foi abandoado na entrada da casa de Sternhell. Quando estoirou, ele resultou ferido por metralha na perna. A posterióri, um cartaz foi achado perto da sua vivenda oferecendo um milhão de shekels a qualquer disposto a matar líderes de Shalom Ajshav (Paz Agora).

Quais foram as reacções imediatas?: A polícia (seguindo os ditados das cabeceiras principais da imprensa e de internet) concluiu, num tempo récord, que a "extrema direita" era a responsável do ataque, em resposta às opiniões esquerdistas de Sternhell. A reacção em cadeia desatou-se, com entrevistas e comentaristas lembrando o assassinato de Rabin e as provocações da "extrema direita", etc., etc. ad nauseam.

Agora, detenhamo-nos por um instante. Que se passou ontem, ou quiçá o dia anterior a ontem, que puidesse ter provocado que um extremista de direita acorda-se pela manã e decidisse que o tempo era chegado de "pôr a bom recaudo" ao bom profesor? Algo?...Nada!

Daquela, que sucedeu? Por que um extremista de direita de súpeto toma a justiça pela sua mão e intenta assassinar a um anciano? Confissarei-vos a minha impresão: não foi a extrema direita.

Joguemos às adivinhanças. Quem poderia ser o beneficiado? Quem estaria interessado em levantar uma curtinha de fume culpando à direita? (Tede em conta que não há demassiado tempo o chefe da polícia em Hebron afirmou publicamente que a extrema esquerda é muito mais perigosa que a extrema direita). Por que alguém poderia estar interessado em lixar a image da direita israeli? Quando foi a última vez que se dera um intento orquestrado de pôr em questão à direita israeli?

OSLO.

Deslegitimação da direita, preparando o caminho ao abandono continuado de territórios de Eretz Yisrael e à expulsão dos judeus dos seus fogares.

Adivinhade quem lança as acusações?: O Governo Israeli (a sombra alongada de Avishai Raviv!!!).

E para concluir: quem puido realmente ter protagonizado o atentado?
Queridos amigos, isto tem o aspecto do clássico exercício de garderia do Shabak. Fagamos que a outra parte se sinta mal. Deixemos um inofensivo artefacto explossivo na sua casa, causando-lhe danos sem importância mas provocando um grande "big bang", e depois deixemos que os rottweilers (a rádio israeli, televisão, internet, etc) fagam o seu trabalho. E que a opinião pública zurre do lindo a todos esses nojentos direitistas. E depois...Israel seguirá jogando a "cheguemos a um acordo", sem ninguém que moleste na partida.

E agora, a pergunta do milhão:

Que "líder" político israeli trabalhou durante um par de anos com os serviços secretos israelis?

Não, não foi Olmert.

Não, também não foi Mufaz.

Correcto!. A Primeira Dama -a nova Golda-, Mrs. Tzippy.

Shabak Shalom!


DAVID WILDER

(26 Elul 5768 / 26 Setemrbo 2008)

0 comentarios: