VOTA SHARON, TOMA LIVNI



As primárias de Kadima põem em relevo o absurdo do sistema eleitoral israeli. Os votantes escolheram Kadima maiormente pelo carisma de Ariel Sharon, daquela um respeitado homem de linha dura que ainda não destruira Gush Katif.

Quando Sharon caiu em coma pelos seus crimes contra o povo judeu, Olmert accedeu o poder. Nunca teria sido escolhido de não ser pela sua vinculação a Sharon.

Agora que os esquerdistas derrocaram a Olmert, um punhado de partidários de Kadima vam pôr como Primeira Ministro de Israel a Tzipi Livni. Quando se celebraram as eleições de 2006 era pouco conhecida. De ter sido daquela a cabeça de lista de Kadima, o partido teria sido duramente castigado nas mesas de votação.

Ser Primeiro Ministro tem um significativo peso nas eleições. Muita gente vota pelo partido governante, sem lhe importar o que faz. Essa foi a trampa tras a rápida retirada de Yeltsin e a promoção de Putin, que assim encarou as eleições como primeiro ministro em activo. Livni, também, acurta assim a sua distância com Netanyahu e poderia provavelmente superá-lo quando sejam as eleições gerais.

A democracia israeli é tão democrática como a russa.



OBADIAH SHOHER

(14 Elul 5768 / 14 Setembro 2008)

0 comentarios: