Ze'ev Jabotinsky, tocaio do homem considerado por muitos, junto a Theodor Herzl, o mais grande pensador e líder sionista, anunciou o passado Domingo de maneira oficial que competirá por um posto nas listas do Likud à Knesset, dentro das primárias do partido que terão lugar o 8 de Dezembro.
Numa conferência de prensa conjunta com Jabotinsky, o portavoz do Likud, Binyamin Netanyahu, dixo que agardava impaciente esta nova etapa que supõe a incorporação do neto do homem que fundou o movimento Herut, que tempo depois derivaria no actual Likud. A conferência de prensa celebrou-se uma semana depois doutra na que Benny Begin, filho do líder do Herut e antigo Primeiro Ministro Menachem Begin, anunciara que ele também regressava ao Likud.
"A última vez que Jabotinsky, Begin e Netanyahu se uniram para rendir serviço público ao povo judeu foi durante a Guerra Mundial", dixo Netanyahu, "no intento de salvar a juderia europeia da aniquilação". Referia-se assim ao fundador do Herut, Jabotinsky, assim como a Menachem Begin e o seu próprio pai, o Professor Benzion Netanyahu.
"Agora formamos equipa outra volta", dixo, "esta vez para arrimar o hombro ante os problemas com que se enfronta Israel".

Jabotinsky dixo que Israel está sofrindo um sentimento nacional de desesperação. "Isto reflexa-se na baixa asistência às urnas. Agardamos que o bom liderádego que conformemos face as próximas eleições sob Netanyahu, Begin e o resto de amigos seja capaz de fazer recuperar a confiança e impulsar à nação adiante", dixo. "Tenho o privilégio de poder arrimar o hombro para sacar o carro do fango".
Numa recente entrevista no Yediot Acharonot, Jabotinsky culpou aos arquitectos dos Acordos de Oslo, Shimon Peres e Yossi Beilin, de converter a situação de seguridade em algo "500 vezes pior" e ter transformado a insurrecção árabe "de uma luta com pedras em uma guerra com munição pesada"
Um "Estado Palestiniano", dixo Jabotinsky, "seria a base para o terrorismo internacional de Al Qaeda e Hizbullah, com o apoio iraniano. Se chega a plasmar-se, entraremos numa situação na que em vez de 1.400 mortos judeus haverá 30.000. Não duvidarão em utilizar armamento químico contra nós".
Acrescentou que o "desejo de massacrar tantos judeus como seja possível", e rematar com a hegemonia judea na Terra de Israel tem coalhado também na população árabe do Israel anterior às fronteiras de 1967.


NOTAS:1. Zev Jabotinsky, o avó, 1880-1940, fundou o Partido Sionista Revisionista em 1925.2. Menachem Begin, o pai, 1913-1992, foi a cabeça visível do Movimento Juvenil Betar em Polonha, Comandante do IRGUN e fundador e portavoz dos partidos Herut e Likud. 3. Ben-Tzion Netanyahu, o pai, 1912 - , foi Secretário de Ze'ev Jabotinsky, destacado activista do sionismo e célebre historiador.


Fonte: ARUTZ SHEVA

0 comentarios: