FALSOS RABINOS


Os religiosos profissionais desempenharam um importante papel na unificação e supervivência do povo judeu. Os estudantes da Yeshiva desenvolveram o trabalho imensamente importante de preservar o Judaísmo. A situação actual é diferente.

Embora quase todos os judeus varões ao longo da história estudaram a Tanaj, poucos exerceram a religião como uma ocupação a tempo completo. O Judaísmo, uma religião de factos materiais, faz ênfase na necessidade do trabalho produtivo. Para além das conjecturas do Rabino Karo, Hillel trabalhou arduamente, e o mesmo Maimónides. O seu trabalho não lhes impediu estar entre os mais prominentes eruditos judeus de todos os tempos. O Rabino Akiva uniu-se ao exército de Bar Kochba. Em tempos mais remotos, Josué bin Nun –um profeta- dirigiu um exército judeu; obviamente, Josué adicava muito tempo à prática militar. Inclusso há cem anos, os rabinos profissionais eram escassos. As comunidades judeas pagavam gostosamente um salário a vários líderes rabínicos, e proveiam de uma precária caridade a alguns outros, mas o número de religiosos profissionais era insignificante. Eles interactuavam constantemente com os judeus comuns, e impartiam conhecimento religioso e moralidade. O espectáculo das comunidades fechadas de estudantes das Yeshiva e os rabinos, afastados da sociedade judea e do trabalho, vestindo atuendos de há trescentos anos –que eram belos e modernos nas épocas em que se introduziram- é atroz.

Daquela, como agora, as yeshivas eram fundações privadas. O Estado de Israel destina pouquísismo dinheiro às Yeshivas. Portanto, qual é o nosso problema com os judeus profissionais? É a difamação. Eles tergiversam o Judaísmo. A nossa religião tem a ver com a vida produtiva, não com o isolamento monástico e a economia submergida. O sábio talmúdico, Rabino Zeira, comunicava-se com bandoleiros, e estes eventualmente se reformavam. Os rabinos existem para o bem da comunidade judea. Tanto se a comunidade é boa ou má, religiosa ou não, os rabinos devem viver dentro dela e comunicar-se com os judeus comuns –tratando de cambiar-nos para melhor. Em vez disso, os rabinos ultraortodoxos actuais vem aos judeus comuns como pagadores de impostos, como reses humanas indignas do Judaísmo.

Os rabinos que se isolam do mundo judeu em tempos de crise espiritual não são dignos do seu título.


OBADIAH SHOHER

0 comentarios: