FEIGLIN ESTARÁ NA KNESSET



Nas primárias do Likud, Feiglin logrou o posto nº 20 da lista. A pesar dos anos de campanha entre as bases do Likud, o seu apoio de base não foi tão alto como agardava.
Semelha improvável que os tribunais impidam a concurrência de Feiglin às eleições tomando como argumento a sua condeia durante os altercados ánti-Oslo de uma década atrás.
Netanyahu intentará agora modificar as regras das primárias para despraçar a Feiglin a um posto na lista sem possibilidades,. Supostamente, Feiglin afastaria alguns potenciais votantes do Likud que o qualificam como muito radical. Só na pervertida política israeli é comprensível que Feiglin, um centrista não violento, poda ser considerado como um ultra direitista.
Outros candidatos honestos conseguirão também acta na Knesset pelo Likud, assimesmo. Um é Danny Danon, um homem razoável que rechaça a criação de um Estado palestiniano em Judea e Samaria. Não está tão claro que logre um assento na Knesset o nº 36 Boaz Haetzni, principal impulsor dos intentos de ré-povoar Homesh com judeus.*


OBADIAH SHOHER
14 Kislev 5769 / 11 Dezembro 2008-12-10


*[Segundo uma enquisa que publica hoje o diário ultraesquerdista Haaretz, os ressultados a data de hoje para a próxima Knesset seriam os seguintes (entre parêntese os assentos actuais):
LIKUD 36 (12)
Kadima 27 (29)
Avodah 12 (19)
Partidos árabes 11 (10)
Shas 09 (12)
Yisrael Beitenu 09 (11)
United Torah Judaism 06 (06)
Meeretz 06 (05)
Jewish Home – PNR/UN- 04 (09)

Os Verdes, o Partido dos Pensionistas, Meimad e HaTikvah –o partido do Dr. Aryeh Meldad- não lograriam apoios suficientes para estarem representados na Knesset.
Portanto:
Bloco nacional (LIKUD + Shas + Yisrael Beitenu + UTJ + Jewish Home) = 64 escanos
Bloco esquerda (Kadima + Avodah + Árabes + Meeretz) = 56 escanos

0 comentarios: