É NETANYAHU OUTRO SHARON?





Bibi está-se semelhando atrozmente a Ariel Sharon sobretudo durante a última semana- interpretando a “democracia” como uma apisonadora a favor dos seus próprios interesses.

As primárias do Likud celebradas a semana passada estavam concebidas como uma demonstração de democracia e respeito pelos votantes dessa plataforma política. Porém, remataram convertindo-se numa repetição do fiasco de Sharon que teve lugar antes da expulsão de quase 10.000 israelis dos seus fogares de Gush Katif e do norte de Shomron em 2005.

Ao igual que Sharon, Binyamin Netanyahu, no marco do Likud, emprendeu uma espécie de “referéndum” sobre em que posto deveria figurar cada quem na lista do Partido. Os votos dos membros do Likud, depois de todo o trabalho e gastos e campanha, foram tirados à bassura. Não foram respeitados.

Àqueles que lembram o que se passou há uns anos, Ariel Sharon foi eligido numa plataforma contrária à retirada unilateral, e depois recuou e converteu-se no seu máximo adalide implementando a devandita retirada. Ganhou as eleições nacionais de forma arrolhadora porque estava CONTRA o seu oponhente, o plano de retirada unilateral de Amram Mitznah. Mas depois, uma vez que Sharon ganhou, aderiu a essa plataforma contra a que combatera, para horror daqueles que votaram por ele. Tras esta traição à democracia, accedeu a permitir que os membros do partido Likud decidissem o destino de Gush Katif, uma vez que ele já dera um giro de 180º. Aceitou um referéndum e dixo que respeitaria o que os votantes do Likud decidissem. Bem, o referéndum foi um esmagador trunfo a favor de continuar em Gush Katif e o norte de Shomron. Sem embargo, quando os resultados se publicaram –decatando-se Sharon da sua derrota- decidiu que agora não acataria o referéndum que previamente aceitara. Traicionou aos mesmos votantes do partido ao que supostamente tinha obriga de servir.

Um cenário semelhante teve lugar a semana passada, quando Moshe Feiglin, candidato da corrente de direita no Likud foi votado no posto nº 20 da lista eleitoral. Agarda-se que o Likud alcanze, como mínimo, 30 assentos nos próximos comícios à Knesset; daí que aparecesse como seguro que Feiglin estaria entre eles, coisa que os que o apoiam dentro do Likud celebraram por todo o alto. Desgraçadamente, Netanyahu –agindo de modo semelhante a Sharon- fixo uma pirueta e desprezou abertamente os votos do partido ao que supostamente tem obriga de servir, amanhando uma recomposição na orde da lista, alegando inconsistentes motivos como dar cabida aos “representantes de distrito” no ticket. Este acto autoritário supujo que Feiglin se visse despraçado em mais de dez postos, face um lugar que não lhe outorga demassiadas possibilidades de lograr um lugar na Knesset.
Netanyahu faltou ao respeito aos votantes E ao processo democrático com o que ele enche a boca. É isso democracia? É Netanyahu ou Sharon? É isto o que nos queda agardar do vindeiro Governo quando seja eligido e pretenda ceder os Altos do Golan, Judea, Samaria e, possivelmente, Jerusalém? –E que se passará se os votantes do Likud dizem que não?

Se ele se apresenta numa plataforma que propugna a unidade de Jerusalém, e tras sair eligido diz que “as coisas têm mudado” e acredita que temos que ceder parte da nossa capital ao nosso inimigo, ou qualquer outra parte de Eretz Israel, e então dizemos “Não!” e lhe lembramos as suas promesas de campanha e/ou os princípios do partido Likud, como sabemos que os vai respeitar? Como sabemos que respeitará QUALQUER decisão democrática do povo de Israel ou do seu próprio partido?
Estamos asistinto ao surgimento doutro tirano ánti-demócrata como Sharon, com Netanyahu? “Se a Arik lhe funcionou, por que não a mim?”, deve pensar.
Demonstra esta forma de pisotear a democracia que Bibi será um novo Arik? Só quero que prestedes atenção ao dito, e que se alguém se decide a votar pelo Likud, comprendam o que quizá estám promovendo: um novo Sharon.

TAMAR JONAH

17 Kislev 5769 / 14 Dezembro 2008

* Tamar Yonah é uma das locutoras de rádio mais populares de Israel.Tamar é uma activista residente em Judea e Samaria, que fixo aliya desde a sua California (EEUU) natal. Na actualidade conduze oThe Tamar Yonah Show e TnT Dynamite.

0 comentarios: