ARTE DE GOVERNAR DE METTERNICH


O príncipe Klemens Wenzel von Metternich (1773 – 1859) foi um político e homem de Estado austro-alemão. Trata-se de um dos mais importantes diplomáticos da sua época. Henry Kissinger escreveu a sua dissertação doutoral sobre Metternich.

Como Metternich soubo ver, agardar que os dirigentes duma ditadura (como Hamas ou Fatah/Autoridade Palestiniana) sejam moderados, é como pedir-lhes que destruam os fundamentos da sua existência. O que vem a seguir são alguns dos princípios de Metternich sobre a arte de governar extraídos dos seus escritos.

(1) Qualquer plano concebido em termos moderados fracassará quando as circunstâncias sejam extremas. Em qualquer situação onde cada uma das possíveis linhas de acção suponha dificuldade, a opção mais forte é a melhor.

(2) O compromiso é o mais singelo refúgio para os homens irresolutivos ou carentes de princípios. Embora o dito, o compromiso é adequado quando se trata de interesses parciais ou temporais. Mas a supervivência duma nação nunca é uma questão de compromiso.

(3) As nações com formas democráticas de Governo não são por essa razão os aliados naturais nem os inimigos naturais das ditaduras.

(4) No que respeita à propaganda, a primeira preocupação dum Governo debe ser esta: não só ser claro, senão -e ainda mais importante- fazer que a cada coisa se lhe chame pelo seu nome.

(5) Devemos confiar a execução dos nossos planos só a nós próprios e os nossos cálculos.

(6) Quando cumpre afrontar assuntos importantes, o homem de Estado debe abordá-los vigorosamente. Para que isto seja assim é preciso que as decisões sejam claras não só a olhos do Gabinete, senão também aos olhos da opinião pública.


PAUL EIDELBERG

Tevet 5769 / Janeiro 2009

0 comentarios: