Segundo vem de informar Israel National News, o Comitê Eleitoral Central decidiu desqualificar aos partidos árabe-israelis Balad e Ra’am Ta’al para concorrer às próximas eleições –devido à sua oposição à existência de Israel. A moção para desqualificar a ambos partidos prosperou com uma esmagante maioria de 26 votos a favor por 3 em contra. Sem embargo, se as experiências do passado servem de algo, a Corte Suprema poderia dar a volta a esta decisão.

Balad é um partido árabe que esteve encabeçado durante muito tempo pelo antigo membro da Knesset Azmi Bishara, que abandonou o país em 2006 mentres era investigado por prestar ajuda a Hezbolá durante a Segunda Guerra do Líbano. Três petições de desqualificação foram apresentadas pela UNIÃO NACIONAL, Yisrael Beitenu e um membro do Partido Shinui. O fundo das petições era comum: Balad não reconhece a Israel como um Estado judeu, e apoia a luta armada contra a nação a cujo parlamento aspira a pertencer.

A Corte Suprema tem desestimado uma decisão semelhante no passado, e suspeita-se que volte fazer o mesmo. De facto, o parlamentário árabe Ahmed Tibi dixo durante a sessão do Comitê: “Todos sabedes que a fim de contas, a Corte Suprema dará a volta a esta decisão. Só estades tratando de cobrar ventagem sobre os partidos árabes”.

O Dr. Michael Ben-Ari, candidato à Knesset pela UNIÃO NACIONAL dixo, “estes são os nossos autênticos inimigos. Utilizam os telefones da Knesset para pôr em perigo o nosso país. Deveriam ser postos entre reixas. Tibi visitou o Líbano e não sabemos o que fixo ali. Como podemos permitir-nos cometer o mesmo erro duas vezes?”.

Pela sua banda, os membros árabes da Knesset estalaram em fúria ao conhecer a decisão, chamando “fascista” e “razista” ao Estado de Israel. Jamal Zehalka (sucessor de Bishara como portavoz parlamentário do Balad) dixo dirigindo-se ao portavoz da Comissão, David Tal, “sodes fascistas, odiades aos árabes”. Ao que este respostou: “Regressade a Síria!”.

O recurso ante a esquerdista Corte Suprema agarda-se que esteja listo em poucos dias.

0 comentarios: