ENTREVISTA COM MICHAEL BEN-ARI

O Dr. Michael Ben-Ari é o nº 4 na lista para as eleições à próxima Knesset de União Nacional/ERETZ ISRAEL SHELANU. Ben-Ari é militante da Fronte Nacional Judea, uma das forças integrantes desta plataforma eleitoral que agrupa às forças leais à Terra de Israel.



“RABBI DOV WOLPE PASSARÁ À HISTÓRIA COMO A PESSOA QUE LOGROU UNIR A TODOS OS PARTIDOS LEAIS À INTEGRIDADE DO TERRITÓRIO DE ISRAEL”



O Dr. Michael Ben Ari foi entrevistado pela “Eretz Israel Shelanu Magazine”. O Dr. Ben Ari, residente de Karnei Shomron e prominente professor, é quiçá o maior experto no Monte do Templo [Har HaBayit].


Que opina do facto de ressultar eligido para representar a ERETZ ISRAEL SHELANU na candidatura de unidade de União Nacional?

Esta unidade auspiciada pelo Rabbi Dov Wolpe vai trocar a image da política israeli, na

medida em que ele e Baruch Marzel têm propiciado a unificação do campo nacional. Estamos falando da coincidência de todos os integrantes da coaligação em pontos como: não haverá compromissos que comprometam a integridade de Eretz Israel, nem conversas sobre cessões territoriais, nem, por suposto, negociações em tal sentido. Os únicos acordos passarão pelo facto de que Eretz Israel na sua totalidade pertence ao povo judeu, incluíndo as partes que nos têm sido arrebatadas. Este partido de Eretz Israel tem-se criado para erguer bem alto a bandeira de Eretz Israel, que tem sido deixada a meia asta pelo partido Fogar Judeu.


Por que accedistedes em ERETZ ISRAEL SHELANU à união?

Acreditamos que conjuntar as nossas forças era um imperativo a fim de levar a bom termo os assuntos capitais de Eretz Israel. Gostaria-me deixar algo bem claro aos nossos leitores: há duas pessoas admiráveis que são merecedoras de menção –e há poucas figuras públicas que tenham feito o que eles vêm de fazer. Uma é o Rabbi Dov Wolpe, pessoa absolutamente desinteressada quando de assuntos de Eretz Israel se trata, e a outra é Baruch Marzel; ambos têm levado a bom termo esta unidade do espectro nacional sem perder de vista os nossos objectivos.
Marzel e o Rabbi Wolpo têm-me encomendado esta missão, e só agardo ser merecedor da sua confiança. Wolpe e Marzel têm demonstrado uma grande nobleza na sua renûncia em aras da unidade –quando poderiam ter concorrido pela sua bada à Knesset, e provavelmente logrado representação- mas o objectivo superior de salvar a honra de Eretz Israel, tras ter sido vejada pela dirigência de Fogar Judeus (PNR), fixo que renunciaram em favor da unidade. Nenhum outro político teria agido assim.

Que agarda lograr como representante de ERETZ ISRAEL SHELANU na Knesset?

Lutarei contra todos aqueles que mancilham a identidade judea, que ponhem em dúvida os nossos direitos a esta Terra e a nossa relação com a Torá. Outra matéria importante será a luta com o tendencioso sistema judicial. Já é chegado o momento de que haja eleições democráticas para configurar a Corte Suprema, que tem perdido a sua integridade e imparcialidade, para além do seu enfrontmento total com os princípios da Torá. Esses serão os meus princípios rectores


Qual é a sua mensagem para os judeus jasídicos?

Eu vejo-me como um agente do Jabad. Prometo levar as palavras do Rebbe à Knesset –de forma que a Torá do Rebbe e as suas ideias sejam escuitadas em todas partes. As palavras do Rebbe são sagradas para nós. Eretz Israel é nossa e não entregaremos nem uma minúscula parcela de território. Está proibido ser cúmplize num Governo que negocie qualquer concessão territorial. Estou orgulhoso de que o Rabbi Dov Wolpe tenha confiado em mim, e fazerei-no o melhor que possa para que o Rebbe bendiga a minha actuação na Knesset.

Qual é a sua opinião do Partido Fogar Judeu (PNR)?

São um cônclave de gente que trataram de enganar aos seus votantes e potenciais representados. A verdade ficou ao descoberto, e trataram de arrinconar a todos os que não estavam ligados ao velho Mafdal, sendo inclusso desleais com dúzias de milheiros de votantes através da Internet cujos desejos foram desatendidos. Estavam chamados a ter certa influência, mas ao final Orlev levou a água ao seu rego e segue levando-a. O meu amigo Uri Ariel agiu com valentia renunciando a ir nas suas listas, e tem sido um cavaleiro ao ceder a Katzaleh a cabeza da nossa candidatura. Tem demonstrado ser uma pessoa de princípios sólidos e excelente rendimento.

9 Tevet 5769 / 5 Janeiro 2009

0 comentarios: