PATRIOTISMO TRAICIONEIRO


O patriotismo pode ser um indicador da judeidade em Israel, mas não na Diáspora: os patriotas normalmente não residem no estrangeiro, quando menos não de maneira voluntária. Existem excepções, mas não são suficientes para evitar a assimilação.

A educação israeli e as concessões políticas opõem-se ao patriotismo, na medida em que se adoutrina aos judeus nos “direitos” dos árabes e se contempla como o Governo vai concedendo esses direitos.

Livni é a típica conservadora pusilânime e atea. Nascida no seio duma família de direitas, ela própria foi direitista a maior parte da sua vida, mas acha-se sempre disposta a cambiar de princípios. E por que não? Sem fê na Torá, a sua adscripção à teoria das “duas beiras do Jordão” de Jabotinsky era uma simples preferência mais do que um axioma fundamentado.

Livni cambiouradicalmente de princípios pelo menos duas vezes. Reprimiu os seus sentimentos de direita para incorporar-se ao Mossad, uma instituição profundamente esquerdista. Voltou cambiar drasticamente quando optou para Ministra de Exteriores: tras uma prolongada série de encontros com os palestinianos “amantes da Paz”, geralmente em Jaffa, converteu-se numa pacifista de novo cunho. Do “existem duas beiras no Jordão e ambas nos pertencem” passou ao rechaço de ambas beiras. Do Israel no West Bank e Jordânia passou à faixa de praias de Tel Aviv.

Livni é muito influenciável. Os seus chefes no Mossad, os sócios palestinianos, Sharon, muitos outros, têm sido capazes de convencê-la sobre qualquer coisa. Dixo ante a Comissão Winograd que confiava na promesa de Olmert de que a campanha do Líbano duraria só um par de dias. Prefire acreditar sempre, inclusso quando a crença seja absurda: dixo na conferência de Davos que apoiava a “desconexão” de Sharon em Gaza, destroçando a vida de 9.000 judeus, destruíndo a esperança de milhões de judeus, a fim de contar com uma leve possibilidade de medrar.

Livni é uma patriota, mas o seu patriotismo é demassiado maleável.


OBADIAH SHOHER


18 Tevet 5769 / 14 Janeiro 2009

0 comentarios: