URI BANK, FIEL AOS SEUS PRINCÍPIOS

Quando Uri Bank foi chamado há umas horas para o millu’im (incorporação a filas dos reservistas) acudiu de imediato. Igual que tantos centos. Daquela, que é o que tem de particular, perguntaredes.

Pois o que se passa é que Uri Bank é candidato à próxima Knesset na lista de União Nacional, onde concorre no posto nº 5 em representação do Partido Moledet.

Nascido em Detroit, e criado em Chicago, Uri fixo aliya com a sua família aos 12 anos. Anos depois, quando os seus pais regressaram aos EEUU, Uri optou por ficar e servir nas IDF. De 40 anos de idade, vive em Neveh Daniel (Gush Etzion) com a sua dona e três filhos.

É o único candidato anglosaxão que concorre às eleições com possibilidades reais de sair eligido. Bank figura como primeiro representante de Moledet na candidatura unitária do campo nacional tras a retirada do seu dirigente Benny Elon. Bank fora de número 10 nas anteriores eleições, nas que a candidatura de União Nacional obtivera 9 escanos.

Dacordo com um pacto alcançado entre as quatro formações que integram União Nacional (Hatikva, Tkuma, ERETZ ISRAEL SHELANU e Moledet), se obtêm 4 escanos e entram no Governo, o Ministro deixaria a Knesset cedendo o seu sítio a Uri Bank. De igual modo, se não entrassem no Governo, ficando na oposição, e obtivessem menos de 5 representantes, Bank seria o manager geral na Knesset.

Poderia ter-se acolhido ao facto de achar-se em campanha. As eleições estám a um mes vista e o tempo é oiro; mas em vez de amanhar algo, cumpriu raudo com a sua obriga, acudindo a servir junto os milheiros de reservistas que têm sido chamados a filas. “É o meu dever”, dixo esqüetamente.

Agora, mentres as IDF tratam de rematar com o bombardeio permanente de mísseis procedentes de Gaza, Uri Bank, uma vez mais, demonstra que é fiel aos seus princípios.

0 comentarios: