BARAK QUERE RECUNCAR


Apesar da promesa feita duas semanas atrás de permanecer na oposição, Barak aceitou a carteira de Defesa no Governo de Bibi. Agarda-se que o Partido Laborista dê a sua aprovação.


Barak e Bibi juntos ressultam pior que por separado. A sua experiência no Sayeret Matkal [Nota: corpo de elite das IDF] tem-nos predisposto à estreitez de miras. Barak é um grande táctico, mas um fracassado estratega; e Netanyahu nenhuma de ambas coisas.


Barak foi a voz mais discrepante no Governo Olmert à hora de atacar a Iran, Síria e Gaza –embora planificou e executou as duas últimas operações com um éxito incrível. Bibi terá muito mais dificil que Olmert quebrar a oposição de Barak em matérias militares.


Netanyahu necessita desesperadamente ao esquerdista Barak, a fim de que o seu Governo de centro-direita seja aceitável aos olhos dos titiriteiros europeus e estadounidenses. Devido à intensa polêmica que as suas declarações têm levantado no laborismo, Barak poderia incorporar-se ao Governo uma vez que já esteja constituído, re-empraçando a um ministro de Defesa interino.



0 comentarios: