DINGA DINGA DEE


Imaginade por um momento que sodes os executivos de marketing de uma companhia de armamento israeli. E que queredes causar sensação na Mostra Aérea Anual do Ministério de Defesa da Índia. Que fazedes?:


a) Investir em exclussivos regalos para os generais de alto rango de Nova Delhi.


b) Invitar aos meios de comunicação que dam cobertura à Mostra a arroz ao cúrry e samosas ao cilantro.


c) Produzir um vídeo cutre tipo Bollywood com rapazas movendo o ventre, mísseis nucleares cobertos de flores, e o pegadizo estribilho “dinga dinga dee”.


Desgraçadamente, o fabricante de armamento israeli Rafael escolheu a opção C. O que significa, doutra banda, que -para além do que se poida eligir para promocionar em Eurovisão a frouxa canção do duo Noa e Mira Awad-, Israel já goça do duvidoso privilégio de ter perpetrado o mais atroz vídeo de Defesa de todos os tempos.


Todos e cada um dos elementos do vídeo promocional são um disparate tras outro. As bailarinas “índias” de pega, demassiado askenazis para resultar críveis. O tipo "israeli" sem afeitar, que semelha uma mistura de refugiado kazajo do filme “Borat” e Pablo Motos tras ingerir meia dúzia de trípis. Por não falar desses mísseis disfarçados para Purim plantificados como tótems fálicos no meio de tudo. Ou da letra da canção.


A firma armamentística israeli Rafael apresentou este vídeo promocional na mostra “Aero India 2009” recentemente celebrada em Bangalore. O pior de tudo é que o vídeo de marras aparece incrustado na revista de notícias online do Departamento de Defesa e Assuntos Estrategicos, StratPost.


As relações de Israel com a Índia vam vento em popa nos últimos anos. Recentemente, Israel converteu-se no principal abastecedor de armamento do país do sul asiático, e os laços têm-se estreitado especialmente a partir do ataque terrorista de Mumbai no passado mes de Novembro. Agora o vídeo de Rafael ameaça com arrasar todo o caminho percorrido.


Honestamente: os de Rafael não tinham melhor maneira de promocionar os seus mísseis?



0 comentarios: