NEWSWEEK: ISRAEL NÃO EXISTE


O semanário “Newsweek” tem uma visão muito particular do Meio Leste. Numa das suas últimas reportagens –“Aprendendo a viver com o Islam radical”- oferece uma análise algo revissionista da história:

Os grupos que apoiam essa política [a do islamismo radical] são perigosos, são forças reaccionárias que perjudicam aos seus países e cobrem de deshonra a sua religião. Mas não todos os islamistas são partidários da yihad global, de apoiar o terrorismo ou emprender acções contra o mundo exterior –de facto, a maioria não o são. Considere-se, por exemplo, o caso mais extremo: os Talibães. Os Talibães têm feito todo tipo de coisas terríveis em Afeganistão. Mas o certo é que nenhum talibão afegano tem participado a nível significativo num ataque terrorista global durante os últimos 10 anos –incluíndo o 11/S. Alguns elementos dos talibães estám muito próximos a Al Qaeda. Mas os talibães são mais que isso, e muitas das suas facções têm escasa conexão com Osama ben Laden. A maioria dos talibães querem um governo local, não uma yihad global baseada na violência”.

O artigo continua, explicando que baixo a Administração Bush os EEUU trataram a todos os fundamentalistas islâmicos como se fossem terroristas. Não deveram ouvir falar das tribos que ajudaram aos EEUU a expulsar a Al Qaeda de Irak.

A parte mais demencial do artigo é uma negação gráfica da existência nacional de Israel. No mapa, “Newsweek” sinala as áreas islâmicas do Meio Leste, incluíndo a totalidade do Estado de Israel dentro dos Territórios Palestinianos. Por se alguém não caira na conta observando o mapa geral, “Newsweek” fazilita as coisas aos seus leitores, incluíndo uma ampliação da image.

Velaqui o mais irônico de tudo: não só consideram a totalidade do Estado de Israel dentro dos Territórios Palestinianos, senão que também não incluim as áreas tradicionalmente asignadas à Autoridade Palestiniana (Judea e Samaria).



SAMMY BENOIT



0 comentarios: