Com ocasião da festividade do ano novo (Nowruz), Obama dirigiu-se aos iranianos manifestando um grande respeito pelos seus dirigentes e uma série de parvadas semelhantes.

O muito paiaso fez um chamamento à dirigência iraniana para que deixem de constituir uma ameaça. De facto, Iran nunca tem ameaçado a ninguém. Ahmadineyad limitou-se a citar a famosa frase do Ayatola Jomeini, na que advertia que o Estado sionista seria borrado do livro dos tempos -que posteriormente passou a ser traduzido como “borrado do mapa”- e os mandatários iranianos ameaçam com repressálias militares no caso de serem atacados.

Obama exigiu aos iranianos que denunciem o terrorismo. Mas, desde o seu ponto de vista, Hezbolá e Hamas são combatentes pela liberdade, como os Muyaidin que os EEUU apoiaram em Afeganistão.

Previamente, os dirigentes iranianos já enumeraram as suas pré-condições para estabelecer conversas: uma petição pública de desculpas por todo o dano que os EEUU têm causado ao povo muçulmão, suspender o apoio a Israel, e aceitação do programa nuclear iraniano.

0 comentarios: