PONHA-ME OUTRA AUSCHWITZ!


Uma enquisa de opinião vem de certificar que o 8 % dos alunos de ensino secundário britânico acreditam que Auschwitz é um país fronteirizo com Alemanha. O 2% pensam que é uma marca de cerveja, e o 1 % dizem que é uma modalidade de pão. Segundo o Centro Cultural Judeu de Londres, “se não tomamos medidas, o Holocausto desaparecerá dos livros de História”.


A enquisa foi elaborada por Miramax e o devandito Centro Cultural Judeu coincidindo com a saída em DVD do filme “O rapaz com o pijama a raias”.


Dacordo com o jornal “The Telegraph”, o estudo realizado entre mais de 1.000 alunos com idades comprendidas entre os 11 e os 16 anos, revela que a quarta parte de eles ignoram qual era a finalidade de Auschwitz. Deles, o 10 % não tinha a certeza do que fora Auschwitz, segundo informa o rotativo britânico.


O Centro Cultural Judeu de Londres afirma que, dado que há 4’5 milhões de rapazes nesse segmento de idade na Grande Bretanha, a mostra conclui que 90.000 adolescentes identificam Auschwitz com uma marca de cerveja e 45.000 o confundem com uma variedade de produtos à venda nas tahonas [não sabemos, neste caso, se o subconscente lhes joga uma má passada dada a utilização neste ofício de fornos industriais].


A enquisa acrescenta que o 10 % não tem nem noção do que foi a Solução Final –embora a metade de eles manifestaram que foi o nome pelo que eram conhecidas as conversas de paz encaminhadas a pôr fim à guerra.


“Não nos surprendem os resultados, embora sejam preocupantes”, comentou Stephanie Rose, representante do CCJ de Londres, que acrescenta que “se não temos cuidado, o Holocausto desaparecerá nos livros de História como a batalha de Trafalgar. É vital que as crianças tomem consciência dos efectos da ignorância”.



0 comentarios: