PURIM


Os heróis de Purim são dois judeus assimilados da tribo notoriamente perversa de Binyamin. A todos os efectos, eram seculares, já que viver no palácio do rei persa não brindava ocasião de levar uma vida demassiado apropriada para um judeu. Os seus nomes estám formados por uma suma de grafias ligeiramente hebraizadas a partir de nomes de deidades paganas: Marduk e Astarte.


O rolo de Ester não menciona o nome divino, como fazem os demais livros da Bíblia. Os heróis de Purim eram colaboracionistas que se uniram ao inimigo dos judeus. Eram tolerantes, progres –arquetípicos esquerdistas. Inclusso no momento crítico, Mardoqueu e Ester abandoam o seu secularismo e progressismo, arriscando o emprego e a vida mesma. Não só se amostraram leais à causa dos judeus, senão que ajudaram aos judeus a roubar e matar aos civis inimigos, amigos até então de Mardoqueu e Ester.


Judeus britânicos, assimilados e seculares, lutaram bravamente com Jabotinsky na Legião Judea. Judeus seculares lutaram em todas as guerras que Israel tem livrado. Inclusso os políticos corruptos têm linhas vermelhas que são reácios a traspassar. Tras a fachada de esquerdistas, muitos membros da Knesset opõem-se às concessões aos árabes.


Nenhum judeu está perdido para a causa judea. Só cumpre agardar que as circunstâncias sejam o suficientemente críticas.



OBADIAH SHOHER

0 comentarios: