EUROPA, ENTE HOSTIL

Israel vem de advertir à União Europeia que, a menos que rebaixe o seu tom de crítica contra o Governo Netanyahu, será apartada do “Processo de Paz”.


O principal objecto da ofensiva diplomática é a Comissionada de Assuntos Exteriores da UE, a socialista Benita Ferrero-Waldner, que recentemente fez um chamamento para congelar as relações com Israel ante a sua política face o processo de paz.


Há uns dias, o subdirector para Europa no Ministérios de AAEE, Rafi Barak, começou uma rolda de chamadas aos embaixadores europeus em Israel questionando a actitude face o novo Governo. As primeiras conversas foram com o francês Jean-Michel Casa, o britânico Tom Phillips e o responsável da embaixada alemã.


Barak protestou energicamente pelo criticismo dos ministros e altos cárregos europeus respeito o Governo de Israel.


Barak destacou especialmente nas suas queixas a figura da austríaca Ferrero-Waldner, e afirmou que as suas manifestações estavam fóra de sítio tanto nas formas, como no estilo e momento.

“Queremos que a União Europeia seja um sócio [no processo diplomático], mas é fundamental manter um diálogo maduro e discreto, e não caír num jogo de desaforadas declarações públicas”, dixo Barak aos diplomáticos.


“Ante o enfrontamento público, o Primeiro Ministro Binyamin Netanyahu, e inclusso a líder da oposição, Tzipi Livni, tiveram que intervir. Temos observado que os grandes países europeus têm escuitado as nossas queixas e estám agindo em conseqüência, mas seria importante que Europa agisse uniformemente neste assunto”, acrescentou.


Barak concluiu “advertindo” que a influência europeia na zona poderia ficar relegada a um segundo plano ante este tipo de actitude. “Israel exige a Europa que rebaixe o tom e que mantenha um diálogo discreto”, afirmou. “Sem embargo, se este tipo de declarações continua, Europa deixará de formar parte do processo diplomático, e ambas partes sairemos perdendo”.


Sim, já vai sendo hora de que alguém ponha ao europeus no seu sítio.



Fonte: ISRAEL MATZAV


0 comentarios: