JOE BIDEN, UM AMIGO DE ISRAEL?

No que a Israel se refere, toda a atenção tem estado centralizada no Presidente Obama; têm surgido todo tipo de perguntas: “É ánti-israeli?” ou “Modificará as relações Israel/EEUU?”. Mas tem-se prestado muito escasa atenção ao vice-presidente Joe Biden, que pelo que se vê também não é muito partidário de Israel. Especialmente no que se refere ao direito de auto-defesa de Israel.

Durante a passada campanha eleitoral nos EEUU, Biden manifestou que Israel poderia ter que ser “usada” contra um Iran nuclear. Ontem na CNN advertiu a Israel que não ataque as instalações nucleares iranianas.

Iran está desenvolvendo um programa de armas nucleares e tem ameaçado com destruir Israel. Realmente pensa Biden que Israel não se defenderá? Pois se olhamos ao transcurso da sua carreira política a resposta a esta pregunta seria “Sim”. A posição de Biden respeito Israel tem sido desde sempre a pior possível.

Quando Biden era um jovem senador tinha uma postura muito polêmica nos temas do Meio Leste. Numa audiência em 1982 intentou intimidar a Menachem Begin alçando o seu punho e a sua voz ameaçando com suspender a ajuda norteamericana a Israel.

Cada vez que o Senado tem enviado cartas de apoio a Israel, o apoio de Biden brilhou pela sua ausência:

• Novembro 2001. Carta de Bond-Schumer instando ao Presidente a não se reunir com Arafat até que rematar a violência. 89 sinaturas, entre as que não figurava a de Joe Biden.

• Março 2004. Carta de Schumer-Hatch-Clinton-Smith instando a Kofi Annan a retirar o apoio aos observadores da Corte Internacional de Justiça sobre o Valado de Seguridade. 79 sinaturas, entre as que não figurava a de Joe Biden.

• Dezembro 2005. Carta de Talent-Nelson urgindo ao Presidente Bush a presionar à dirigência palestiniana a que impedisse aos grupos terroristas participar nas eleições legislativas palestinianas. 73 sinaturas, entre as que não figurava a de Joe Biden.

• Junho 2008. Carta Landrieu-Collins ao Presidente Bush apoiando a iniciativa de paz israeli. 77 sinaturas, entre as que não figurava a de Joe Biden.


Joe Biden é uma razão mais dos que apoiam a Israel para estar preocupados com a Administração Obama. E para que, a fim de contas, Israel tenha que agir sem contar com ninguém.


SAMMY BENOIT

0 comentarios: