JUDEIZANDO JERUSALÉM

Uma conferência de prensa o passado martes apresentou uma iniciativa de protesta contra o que se qualificou como “limpeza étnica” dos palestinianos de Jerusalém Leste e “violação das leis internacionais”.


“O Governo israeli está levando a cabo uma limpeza étnica do povo palestiniano no Leste de Jerusalém”, dixo Mairead Maguire, uma irlandesa laureada com o Prémio Nobel da Paz, diante de meio centenar de jornalistas e residentes de Silwan aos que assegurou que ela estava ali para apoiar a sua luta.

“Se isto suceder em qualquer outro país do mundo, a comunidade internacional ergueria-se em armas. Trata-se da judeização de todo um área”.


A Sra. Maguire deveria saber que “judeizar” Jerusalém é como transportar carbão em Newcastle ou levar Crema Irlandesa a Dublin ou pistolas a Belfast.


Ninguém está fazendo limpeza étnica. Há sítio mais que suficiente para construir casas em Jerusalém, em áreas destinadas a tal menester e com a adequada licença.


A única luta deveria ser a de expandir esses áreas de edificação a lugares onde os elementos de interesse religioso, histórico, cultural e arqueológico não se vejam ameaçados.



YISRAEL MEDAD


0 comentarios: