MENTIRAS PIADOSAS

Velaqui a outro José Antonio Marina das hordas de Hamas explicando quando está moralmente permitido mentir e quando não conforme o que dita o Islám.

A julgar pela foto, o segundo caso enumerado debe ser utilizado muito habitualmente pelos varões de Hamas.




O Dia do Engano* não tem base no Islám, que proíbe este tipo de inovações. Mentir, baixo qualquer pretexto, está proibido.


Porém, por suposto, existem três excepções nas que o Islám permite mentir. Nesses casos a mentira é necessária para a boa marcha da sociedade muçulmã., porque não se trata de mentir pelo prazer de mentir, senão que persigue unir e faz-se pelo trunfo do amor.


Por exemplo, a fim de reconciliar a duas pessoas podemos mentir a uma de elas. Quando um está enfadado pode ferir a outro utilizando expressões inapropriadas; se asistimos a uma conversa desse tipo e queremos que as coisas não passem a maiores, podemos dizer a uma de essa pessoas: “Está dizendo coisas bonitas de ti”…


[Entrevistador]: Aínda quando não seja certo…


Exacto. Este tipo de mentira está muito enraizada no Islám.


Em segundo lugar, os homens têm permiso para mentir às suas mulheres; não em todos os casos, entenda-se-me bem. Pode dizer-lhe que é bonita, embora seja fea. Pode dizer-lhe coisas assim em aras do amor e o afecto. Pode dizer-lhe: “A comida saiu-che bem", embora lhe provoque arcadas, a fim de manter a família unida e promover o amor e o afecto.


O terceiro caso no que o Islám permite mentir é para enganar ao inimigo, dizendo, por exemplo, que vas cometer um atentado suicida em Jerusalém –quando realmente tens pensado levá-lo a cabo em Tel Aviv. Assim, enganamos ao inimigo fazendo-lhe extremar as medidas de seguridade em Jerusalém com a finalidade de que o mártir tenha uma certa ventagem e poida estoirar-se sem que ninguém o moleste.


Estes são os três casos nos que está permitido mentir. Eu não conheço outros.




* O Dia do Engano celebra-se o 1 de Abril em vários países do mundo. É um dia que, aínda não sendo feriado, vem marcado pela realização de brincadeiras e outros enganos a amigos, familiares e vizinhos. Seria algo semelhante à celebração o 28 de Dezembro nos países cristãos da festividade hagiográfica dos Santos Inocentes –onde também se realizam ao longo do dia todo tipo de bromas, enganos e jogos de duplo sentido.

0 comentarios: