A recente controvérsia sobre a Haggadah dos Missioneiros Cristãos, que era distribuída como a genuína e tradicional dos judeus nas grandes distribuidoras de livros estadounidenses, não constitui o único exemplo do material que estes Missioneiros emascaram como “judeu”. Mina Fenton, do Concelho da cidade de Jerusalém, enviou-me este vídeo de YouTube da canção tradicional de Pesaj, “Dayenu”.



Ao começo semelha algo genuinamente judeu, mas cara o final darede-vos conta que se trata de propaganda da doutrina dos Missioneiros Cristãos. Não é a canção de Pesaj que cantávamos na mesa. A sua tem uma mensagem muito diferente. E, por favor, lembrade que o facto de que cantem em hebreu não significa que tenha nada a ver com a sua judeidade.


Os grupos de missioneiros cristãos ao longo do mundo, incluíndo Israel, estám adoptando os símbolos judeus, inclusso levando kipás e tzitzit, promovendo ceas de Pesaj, etc. Não basta com analisar o kashrut culinário. Agora temos que mirar com atenção quem são os editores, e donde procedem exactamente cada um dos seus produtos. O qual acrescenta um novo enfoque ao conceito de “shmura matzá”.


Estade alerta e informade-vos. Não tudo o que semelha judeu realmente o é. Hesitei sobre se pendurar esse vídeo, para que observedes o engenhosos e profissionais que são à hora de embaucar estes missioneiros cristãos. Pelo menos este grupo etiquetou o seu vídeo como “cristão”.


Estou muito desgostada e contrariada de ter que confissar que invertim mais de meia hora intentando achar uma só versão tradicional judea do “Dayenu” no YouTube. É muito mais singelo achar versões cristãs. De facto, não dei achado nada minimamente profissional. Assim que, para rematar, ponho o “Dayenu” cantado no Seder do Kibbutz Naan, Os que saibam hebreu verão que também não é o tradicional 100 %. Mas, pelo menos, é israeli.



BATYA MEDAD


0 comentarios: