A PLAGA DE AKIVA

Pesaj é uma festividade de orgulho combativo: os judeus lograram impôr-se contra a mais poderosa potença da Terra.


Aos rabinos, sem embargo, não lhes gostam os judeus orgulhosos da sua força. Os judeus débeis são mais submissos à autoridade rabínica, mais centrados na vida vindeira, e mais flexíveis, portanto, à hora de transigir na procura de qualquer modo de sobreviver. Os rabinos, em conseqüência, têm descafeinado a Pesaj. A embriaguez do banquete e a alegria familiar têm sido substituídos por uma celebração solene, e o luto pela morte dos alunos do Rabino Akiva tem derrotado ao orgulho originário da Pesaj. Os rabinos procuram não ter que se adaptar às circunstâncias actuais. O exemplo dos alunos do Rabino Akiva é contraproducente para as suas intenções.


Em vez de apoltronar-se no bem estar da sociedade, redactando inúteis fatwas (perdão, halajots) sobre insignificantes aspectos da vida dos judeus e agardando a chegada do messias, o Rabino Akiva proclamou a um. Akiva não era nenhum paiaso. Nem muito menos. Provavelmente era conhecedor de que as probabilidades de Bar Kochba contra os romanos eram escasas. A pesar disso este sensato rabino não se sentou a agardar por respostas ultraterrenais, nem intentou preservar o mezquino poder da sua yeshiva, senão que proclamou a guerra. Entre a dignidade e a vida, Akiva optou pela dignidade –por riba inclusso do Judaísmo, que era o que realmente estava em jogo.


Ao igual que o Rabbi Meir Kahane 19 séculos depois, Akiva concluiu que ele devia fazer o que lhe correspondia e deixar que o Todopoderoso velasse pelos judeus. Akiva sacrificou-se junto com milheiros dos seus discípulos na revolta, mas estabeleceu para sempre algo muito mais importante que a vida humana: a vontade de combater com orgulho pelas verdades que sabemos evidentes.



OBADIAH SHOHER


1 comentarios:

O Falso Profeta e Rabino Akiva ao invez de seguir o exemplo dos macabeus, porfiou em honrar o proto-sionismo fariseu que em 63. A.E.C no desespero pede socorro a Roma e esta em socorro aos filhos de Samael massacra a fé e a esperança dos filhos de ISRAEL...

E esses sionistas lacaios de Roma e INIMIGOS do ETERNO são os únicos responsaveis pela infelicidade de todo o verdadeiro hebreu!

10/11/09, 11:42