BULLDOZER D9 NÃO TRIPULADO

No telefilme de 1974, Killdozer [ver vídeo abaixo], onde um bulldozer controlado por uma inteligência demoníaca intentava acabar com uma isolada quadrilha da construcção, tudo tratava-se duma fantasia.

Agora é realidade. O Corpo de Engenheiros das IDF têm desenvolvido o Black Thunder, versão não tripulada do dozer de combate D9.

A modalidade não tripulada do Black Thunder está dotada com câmaras e controlo remoto, e pode operar sem tripulação ou bem com condutor. As IDF remodelaram o Black Thunder com uma blindagem acorazada, um motor de 450 CV de potença, e dotando-o duma pala frontal e uma ferramenta taladradora na parte traseira. O D9 regular, dotado de orugas, já era de por sim gigantesco. Este prototipo pesa perto de 50 toneladas –e com a equipação das IDF, aproxima-se às 60.

“O D9 não tripulado foi utilizado satisfactoriamente durante a Operação Liderádego Sólido, limpando as estradas de minas e artefactos explosivos”, dixo um alto oficial das IDF. “A versão não tripulada é importante porque no cenário de que uma zona esteja sementada de minas pode salvar muitas vidas”.

O Maior General Avi Mizrachi (do Comando das Forças Terrestes) está considerando habilitar um batalhão extra de tropas equipadas com este inovador dozer.


0 comentarios: