DEIXEMOS A ÉTICA A PARTE

Salmo 78:4, 7:…dizendo às gerações futuras os louvores do Senhor... para que pusessem em D’us a sua esperança…e guardassem os seus mandamentos”.


Os judeus louvam a D’us como Rei supremo, não para comprazê-lo -porque não pode ser cumprazido. A contínua louvança a D’us implica a suficiente confiança em Ele e que os judeus se comprometem a observar os Mandamentos. A louvança de D’us é a culminação dos mandamentos rituais, que são um modo secundário de observância, mentres que a confiança –a fê- é o modo primário para levar uma vida terrenal adequada.


Constitui um clichê entre os propagandistas religiosos judeus dizer que os gentis são perfeitamente éticos, mas que os judeus evitam casar com eles por razões metafísicas. Isso é algo contrário ao que nos diz o instinto. Sem embargo, se nos guiamos pelos salmos –que situam a recta vida terrenal por riba inclusso da fê- o igualitarismo ético colapsa.


Ninguém acredita na homogeneidade ética. Os caníbais polinésios não têm uma ética semelhante à dos professores ultraesquerdistas; obviamente, os caníbais são muito mais éticos. Muitos estadounidenses acreditam que os habitantes dos países não democráticos são uns bárbaros. França agiu de maneira nada ética quando se opusso à invasão de Irak para rematar com as atrozidades de Saddam. A estratégia do equilíbrio de poderes é acusadamente pouco ética. Se os povos não são igualmente éticos, é plausível dizer que os judeus são mais éticos que os gentis.


Os judeus observantes evitam a morte de determinadas espécies animais dacordo com as leis kosher, assim como perjudicar aos seus vizinhos, procuram não dar falsa testemunha, evitar a homosexualidade e o adultério, e aderir a muitas outras leis, encaminhadas a que os judeus sejam mais puros. Mais puros que aqueles que acham prazer em matar animais. Não é concevível amar a todos os seres vivos e, ao mesmo tempo, praticar desviações aberrantes.


Quando observedes a um eventual cónjuge gentil, perguntade-vos se a sua ética vai para além dos bons modais na mesa.



OBADIAH SHOHER


5 Sivan 5769 / 28 Maio 2009


0 comentarios: