F-15 STEALTH EAGLE? NÃO, OBRIGADOS

A Força Aérea Israeli (IAF) está considerando adquirir aviões F-15SE fazendo gala duma escasa capazidade de discreção. A prévia operação de compra do modelo JSF F-35 semelha ter recebido já o carpetazo, devido ao enorme custe económico e ao rechaço dos norteamericanos a desclassificar a aviônica do modelo* -curiosamente tratando-se do F-35, de características operativas avondo limitadas, o que o faz praticamente inutilizável para qualquer missão de envergadura.

O F-15SE é tão inecessário para Israel como o era o F-35. A um preço de 100 milhões de $ a unidade, são demassiado caros como para arriscá-los em qualquer operativo real, e poderiam-se adquirir muito poucas unidades como para poder levar a cabo uma acção de grande alcanço.

O F-15 é presa fázil para o S-300** russo num rango de 50-80 milhas, e inclusso para a versão chinesa do S-300 –que segundo semelha já possue Iran. O S-400, instalado por Rússia no porto sírio de Tartus, pode sacudir-se como moscas os F-15SE.

O F-15SE não é um bombardeiro de quinta geração, senão um avião dotado de algumas prestações avanzadas. O MiG 1.42 russo e o Su-37 [ver vídeo abaixo] são aeronaves muito melhores –e pela metade de preço. E, ao contrário que Obama, os russos estariam encantados de vender-nos todos os que quigéssemos sem andar perguntando-nos a quem temos pensado bombardear.



* A Administração Obama negou-se o passado mes de Fevereiro a permitir que a IAF instala-se nos F-35 o seu próprio sistema de mando e controlo. Os módulos C3 e FoF dos que vai dotado o F-35 permitiriam –através do accesso por software codificado- que os EEUU puidessem abortar em qualquer momento determinadas missões da IAF].

** S-300: Sistema múltiple de defesa ánti-mísseis aéreos.

0 comentarios: