O GOLAN MRAP

Respondendo à necessidade de utilizar em cenários de guerra asimétrica veículos de desprazamento rodado, a empressa israeli RAFAEL desenvolvera o Zeev, um veículo blindado de tamanho reduzido. Mais recentemente, RAFAEL fixo um híbrido do norteamericano PVI e o Merkava israeli, como passo prévio ao prototipo do veículo denominado “Golan Heavy Wheeled Armored”.


Este blindado de 15 toneladas de tara, está equipado para fazer transporte de tropas no seu interior –até 10 soldados dentro dum receptáculo altamente blindado.


O testeo do veículo já começara em Setembro de 2006. Em 2007 o GOLAN foi seleccionado, junto com outros nove prototipos, para competir no Programa MRAP (Mine Resistant Ambush Protected – Resistência a minas e emboscadas-). Posteriormente aprovou-se a producção duma série de 60 veículos blindados GOLAN.

Este blindado vai dotado duma estrutura monocasco, cuja integridade proporciona a suficiente resistência como para absorver as deformações provocadas pelas minas ánti-tanque. Conta com um “piso flotante” elaborado a partir dum panel que mitiga os efectos deformantes das minas, e que ao mesmo tempo protege à tripulação do veículo.

O GOLAN carece de chásis propriamente dito, em vez disso leva um sistema de automoção semelhante aos 4X4 e as suspensões vam directamente incrustadas na estrutura armada, que faz as vezes de bastidor. Isto faz que seja um veículo blindado como um tanque, mas com a mobilidade dum carro ligeiro, especialmente apto para ser utilizado em guerra de guerrilhas urbana.

Também pode ser dotado com armamento por controlo remoto, equipamento optométrico, e sistemas de detecção de projectis.

0 comentarios: