Os assentamentos nos territórios são legais segundo a lei israeli e ilegais segundo a palestiniana. A actual legislação internacional também critica os assentamentos nos territórios ocupados, mas tão idealista doutrina surge depois de 1946, e nunca foi demonstrada na prática legal. A ONU não discute a legalidade dos assentamentos russos nas ocupadas Ilhas Kuril.

A prática do assentamento em territórios ocupados é habitual historicamente falando e desfruta de multidão de precedentes. O parámetro para a aceitação internacional do assentamento em territórios ocupados semelha ser a ressolução (ou não) do ocupante de mantê-los baixo o seu poder, transformando o de facto em de iure através da expiração do tamanho das limitações.

O establishment israeli é reácio a destruir os assentamentos (os assentamentos ilegais nas colinas estratégicas). A actividade destes fazilitam atenuar a pressão dos activistas nacionalistas, e resulta insignificante em termos territoriais ou do número de pessoas implicadas. Alguns assentamentos são duvidosamente legais baixo a lei israeli (erigida a partir da lei otomana dos trinta dias de permanência), e todos podem ser evacuados rapidamente ao antolho do Governo; a Corte Suprema encarregará-se de sancionar a evacuação. Os activistas de direita a duras penas podem evitar o seu desmantelamento. Inclusso se traspassam os cordões das IDF, os activistas difizilmente poderão permanecer nos assntamentos indefinidamente. O exército pode resistir mais tempo e fazer incursões de modo reiterado até, eventualmente, lograr a expulsão dos colonos.

A defesa passiva nunca dá resultado, e os partidários dos colonos não estám pelo labor de adoptar uma actitude beligerante, bem seja atacando às forças policiais que se aproximem ou cometendo actos de sabotagem ao longo do país contra os árabes e os seus colaboradores judeus. Não deixa de ser suprendente comprovar que os colonos constituim uma multidão avondo pacífica. Só querem que os deixem em paz nos seus remotos povoados e viver evitando a confrontação com os árabes ou a polícia israeli.

Os assentamentos são importantes como expressão política e merecem apoio, mas não podem ser permanntemente a primeira linha de fogo para os judeus. Os assentamentos servem para distrair a atenção da comunidade internacional; os diplomáticos com uma visão reduzida do conceito de legalidade, e carentes de espírito pioneiro, protestam veementemente contra eles. Nesse sentido, os assentamentos são uma defensa a grande escala contra a fúria occidental pro-árabe.


OBADIAH SHOHER

2 Sivan 5769 / 25 Maio 2009

0 comentarios: