HA'ARETZ ESCANDALIZADO

Vaia, Ha’aretz está desgostado outra vez. E isso significa que toda a esquerda radical de Israel está desgostada.


Que é o que os tem enfurezido nesta ocasião? Semelha que alguma pequena comunidade judea da Galilea tem decidido que todos os eventuais novos membros deverão celebrar com os membros actuais um compromiso de sionismo e respeito o carácter judeu e democrático do stado de Israel. Os detalhes do escândalo estám aqui.

Dades-vos conta do que isso significa? Significa que virtualmente ninguém que trabalhe em Ha’aretz será admitido como membro baixo estes requisitos! Também impedirá que os árabes ánti-israelis e pro-yihad se incorporem à comunidade. E ISSO é razismo, opina o diário israeli “para os israelis que pensam”.


Só há uma pequena objecção que lhes fazer. Ha’aretz está escandalizado de que uma pequena comunidade constituída por umas dúzias de famílias aposte porque o estilo de vida se ajuste a um código de residência e pertença. Mas o mesmo Ha’aretz leva semanas promovendo artigo tras artigo o direito dos matões ánti-ortodoxos e dos fascistas de Ramat Aviv de excluir às famílias ortodoxas de viver ALI. A diferença é que Ramat Aviv -a pequena Tel Aviv pegada à Universidade e onde vive boa parte da esquerda de limousine israeli- provavelmente conta com mais de 100.000 famílias vivendo ali e não constitui, portanto, uma comunidade fechada e íntima dum punhado de famílias. Há poucos dias, uns secularistas radicais –incluíndo alguns membros da pretendida esquerda da Universidade de Tel Aviv- estiveram acosando e ameaçando a umas famílias ortodoxas que pretendiam trasladar-se a Ramat Aviv. Os radicais secularistas afirmam que os ortodoxos “não pertencem” ali e que pretendem fazer-se com o controlo de Ramat Aviv.


ISSO não só não é razismo, aulham os redactores de Ha’aretz, senão apenas uns progressistas democratas ilustrados defendendo a democracia!


STEVEN PLAUT

0 comentarios: