MOUSSAVI DÁ UM PASSO ATRÁS

Durante as orações do venres, o Ayatolá Jamenei rechazou implicitamente os chamamentos a repetir as votações. O Governo fazerá um reconto cosmético, em vez disso.

Moussavi fez uma proclama pedindo aos seus seguidores que permaneçam em casa no entanto.

As revoltas em Iran estám sendo cada vez mais próprias de delinqüentes marginais, com significativos danos à propriedade privada. Os manifestantes atacaram à polícia provocando uns 400 feridos. A milícia iraniana também perdeu os estribos, utilizando munição real e ácido contra as multidões.

Toda vez que as revoltas se têm concentrado em Teheran, o regime está amplamente protegido contra a desobediência dalgum destacamento das tropas: e pode aerotransportar fazilmente mais efectivos desde as províncias. O regime iraniano poderia utilizar, também, massivamente os seus numerosos grupos paramilitares.

Contrariamente a revoltas anteriores, os dirigentes da Garda Revolucionária poderiam suprimir de um só golpe as protestas se o Governo lhes dá carta branca fazendo-lhes ver que o ascenso de Moussavi ao poder ameaçaria a priviliegiada posição da Garda no governo e no parlamento sob Ahmadineyad.

Na medida em que os velhos membros da Garda Revolucionária vaiam sendo progressivamente indiferentes a esse factor, o régime poderia perder eventualmente a sua capazidade de reprimir as insurrecções. Mas isso levará aínda muitos anos.

0 comentarios: