PIRATAS BERBERISCOS

Inacreditável. Aínda não sei por onde começar a meter o dente ao discursode Obama. Mas comezemos por aqui:


É sabido, também, que o Islam sempre foi parte da história dos EEUU. A primeira nação que reconheceu ao meu país foi Marrocos. Quando asinou o Tratado de Trípoli em 1796, o nosso segundo Presidente John Adams escreveu: ‘Os EEUU não tem inimizade alguma contra as leis, religião ou tranquilidade dos muçulmãos” (Obama).


Em que consistia o Tratado de Trípoli?


Foi um tratado asinado com os árabes de Trípoli (e Algéria e Marrocos) para lograr que deixassem de seqüestrar e atacar embarcações dos EEUU –actividade também conhecida como PIRATERIA.


Em 1801-1805 EEUU librou as Guerras Berberiscas contra estes Estados que asinaram o Tratado (agás Marrocos, que não o quebrantara) e continuaram atacando barcos norteamericanos.


Em 1801, o Pachá de Trípoli intentou estabelecer um preço para deixar de atacar os navios dos EEUU (se lembro bem, os EEUU pagavam por aquela altura um milhão de dólares ao ano em conceito de extorsão).

O Presidente Jefferson, em vez de acceder à chantagem (e os ataques continuados) enviou uma fragata e destruiu um barco de Trípoli. Foi o primeiro dos muitos barcos piratas que os EEUU mandaram a pique.


A guerra rematou em 1805, quando por vez primeira na história dos EEUU a bandeira foi alzada em sinal de vitória sobre solo estrangeiro (“ocupação”?). Se alguma vez escuitachedes o hino dos Marines soará-vos familiar o verso – “até as ribeiras de Trípoli”.


Assim que quando Obama diz que os muçulmãos têm uma longa história com os EEUU, pergunto-se se me referirá à pirataria, o pago de rescates, o seqüestro de reféns, o incumprimento de tratados, ou o terrorismo (tudo o que daquela era conhecido pelo nome de pirataria).



Fonte: Joe Settler


0 comentarios: