THE ROAD TO JENIN

“Na medida em que os mass media sigam mentindo, a paz será impossível”.

Um filme do cineasta independente francês Pierre Rehov – autor também de “O éxodo silencioso”- desmonta, desde o ponto de vista israeli, as acusações sobre a “massacre” de Jenin do documental de propaganda "Jenin. Jenin" realizado pelo árabe-israeli Mohammad Bakri.

O caminho a Jenin” revela a autêntica história dos sucessos acaecidos nessa localidade no mes de Abril de 2002 durante a Operação Escudo Defensivo. Os produtores, Michael Grynszpan (IsraTV) e Pierre Rehov, desmontam as falsas acusações palestinianas.

Neste documental oferece-se-nos o moral combate das IDF livrando uma justa batalha contra os terroristas palestinianos que supujo a reducção drástica a mais da metade dos atentados suicidas contra civis israelis. Entre os terroristas palestinianos abatidos em Jenin estava o assassino em série que massacrara 28 judeus mediante uma bomba colocada no Park Hotel de Netanya durante a Pesaj desse ano.

Segundo a ONU, as perdas palestinianas, no que Saramago e companhia definiram como um “novo Holocausto”, ascenderam a 52 –das quais 40 eram muyaidins-, mentres que as IDF tiveram 23 baixas militares.

U-la “massacre”?


The Road to Jenin

2005 - Dirigida e produzida por Pierre Rehov -
Co-produzida por Michael Grynszpan
Inglês, árabe, hebreu e francês com subtítulos em inglês
52 minutos


0 comentarios: