LEITURA DE VERÃO

…E o asno viu ao anjo do Senhor em pê no meio do caminho (Números, 22).



Em 1989 um dos meus cantantes e compositores predilectos, Nick Cave, editou a sua primeira novela, “And the ass saw the angel” –traducção ao castelhano em Editorial Pre-Textos, 1991. Recomendo-vos a sua leitura.


Recolhendo o relato da história de Balaam e o rei moabita Balak, a obra narra a história de Euchrid Eucrow, um mudo deforme mas dotado duma extranha sensibilidade, que trata de sobreviver sem enlouquecer a uma mãe permanentemente bébeda e violenta, a um pai psicópata e ao acoso dos ukulitas, uns hipócritas e desagradáveis vizinhos do povo próximo. Euchrid está convencido de que D’us lhe encarregará uma misão, um propósito relacionado com a chuva incesante e com a formosa criança Beth.



Viu, pois, o asno o anjo do Senhor, que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que desviou-se o asno do caminho, indo pelo campo; então Balaam espancou o asno para fazê-lo tornar ao caminho.


Mas o anjo do Senhor pôs-se numa vereda entre as vinhas, havendo uma parede de um e de outro lado.


Vendo, pois, o asno, o anjo do Senhor, encostou-se contra a parede, e apertou contra a parede o pé de Balaam; por isso tornou a espancá-lo.


Então o anjo do Senhor passou mais adiante, e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita nem para a esquerda.


E, vendo o asno o anjo do Senhor, deitou-se debaixo de Balaam; e a ira de Balaam acendeu-se, e espancou o asno com o bordão.


Então o Senhor abriu a boca do asno, o qual disse a Balaam: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes?


E Balaam disse ao asno: Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria.


E o asno disse a Balaam: Porventura não sou o teu asno, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei teu até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não.


Então o Senhor abriu os olhos a Balaam, e ele viu o anjo do Senhor, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face.


Então o anjo do Senhor lhe disse: Por que já três vezes espancaste o teu asno? Eis que eu saí para ser teu adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim:


Porém o asno me viu, e já três vezes se desviou de diante de mim; se ele não se desviasse de diante de mim, na verdade que eu agora te haveria matado, e a ele deixaria com vida.


Então Balaam disse ao anjo do Senhor: Pequei, porque não sabia que estavas neste caminho para te opores a mim; e agora, se parece mal aos teus olhos, voltarei.


E disse o anjo do Senhor a Balaam: Vai-te com estes homens; mas somente a Palavra que eu falar a ti, esta falarás.



(Números 22:23-35)



0 comentarios: