A OPOSIÇÃO DO CAMPO NACIONAL

O membro da Knesset por ICHUD LEUMI, Yaakov Katz (Ketzaleh), vem de afirmar há umas horas a Israel National News que tem começado a trabalhar para configurar uma oposição coordinada do campo nacional, baseada no Likud e nos parlamentários religiosos e haredim, para contrarrestar as intenções do Primeiro Ministro Netanyahu de congelar a construcção em Yehuda, Shomron e Jerusalém Leste.

“Tenho a intenção e adicar os vindeiros meses à criação dum bloco que comprenda aos partidos religiosos e haredim, junto com tantos ministros e membros do Likud leais a Eretz Israel como for possível”, dixo Katz.

“Devemos pôr o ênfase no público haredi, que se tem visto muito perjudicado pela decisão de Netanyahu de plegar-se ante Obama e Sarkozy”, acrescentou.

Katz tem criticado com freqüência aos partidos Shas e a Judaísmo Unido pela Torá (UTJ), “que formam parte da coaligação e permitem a Netanyahu governar”. ICHUD LEUMI está trabalhando também no entorno dos membros do Likud também, organizando comisões com figuras prominentes, incluíndo antigos oficiais do exército, escritores, e outros, para que visitem os quarteis gerais do Likud ao longo do país. O objectivo é estimular o apoio latente à Terra de Israel que os membros do Likud têm fama de possuir e animá-los a agir contra o giro que Netanyahu tem efectuado a partir das suas propostas da campanha eleitoral.

Katz manifestou que “estimo que levará uns seis meses que a gente se convença da necessidade de reempraçar a Netanyahu como cabeza do Likud e Primeiro Ministro”.

Mentres, o Conselho de Yesha de Comunidades Judeas de Yehuda e Shomson, tem solicitado um encontro urgente com Netanyahu. Numa carta a ele dirigida, o Conselho fala da “preocupante erosão da posição de Israel no assunto da construcção, assim como do congelamento temporal e da polêmica do crescimento natural”. “Estamos no meio dum processo de congelamento total, na teoria e na prática”, afirma o documento do Conselho, “nem um só novo projecto de construcção tem sido aprovado em Yehuda e Shomron desde há muitos meses. O Governo que você preside declarara diafanamente que retomaria os assentamentos judeus na via do crescimento e expansão. Essa foi a promesa da maioria dos partidos que conformam o seu Governo, assim como a sua promesa pessoal”.

0 comentarios: