A SENDA DA ESCURIDADE

Arábia Saudi tem investido miles de milhões das Universidades dos EEUU nos últimos anos. Ao mesmo tempo, os valores occidentais têm ido sendo erosionados pelo relativismo moral. Isto tem levado a que toda uma geração acredite em novas mitologias como: que se está a perpetrar um genocídio contra os palestinianos, que os assassinos suicidas são kamikazs ou combatentes pela liberdade, que Cho, Eric e Dylan (os assassinos da Virginia Tech e de Columbine são uns meros produtos da nossa sociedade repressiva, que o exército dos EEUU é uma força de ocupação em Irak, e muitas outras visões relativistas da história, que levam a uma senda de escuridade.

O último filme de Pierre Rehov, “A senda da escuridade” está em fase de post-producção. Rehov tem investigado a orige dessas mitologias, despraçando-se a Japão para falar com antigos kamikaezs da 2ª Guerra Mundial, a Irak, onde esteve com o 4º Exército de Cavalaria dos EEUU, a Gaza e o West Bank. E, por vez primeira, documenta passo a passo o lavado de cerebro de um candidato a terrorista-suicida, incluíndo os rituais que precedem ao seu acto criminal, e muito mais. Rehov teve também encontros com familiares de assassinos-suicidas, e Imães locais.

Depois da sua aclamada “Assassinos suicidas”, “A senda da escuridade” leva-nos a uma viagem ao fundo da mente dos terroristas, mentres disecciona as perigosas mitologias que estám sendo propagadas entre as novas gerações.

0 comentarios: