SHABAT SHALOM


GÉNESE, 23

Foi a vida de Sara cento vintesete anos; tantos foram os anos da vida de Sara. E morreu Sara em Kiryat Arba, que é Hebrão, na terra de Canaan; e veu Abraham a fazer dó por Sara e a chorá-la.

E ergueu-se Abraham diante da sua morta, e falou aos filhos de Het, dizendo: estrangeiro e forasteiro sou entre vós; dade-me propriedade para sepultura entre vós, e sepultarei a minha morta diante de mim. E responderam os filhos de Het a Abraham, e dixeram-lhe: escuita-nos, nosso senhor; es um príncipe de Yahveh entre nós; no melhor dos nossos sepulcros sepulta à tua morta; nenhum de nós negar-te-á o seu sepulcro nem te impedirá que enterres a tua morta.

E Abraham se levantou, e inclinou-se ao povo daquela terra, aos filhos de Het, e falou com eles, dizendo: se tendes vontade de que eu sepulte à minha morta diante minha, escuitademe, e intercedei por mim com Efron, filho de Zohar, para que me dê a cova de Machpelah, que tem ao extremo da sua herdade, que pelo seu justo preço me seja dada, para ter direito de sepultura em meio de vós.

Este Efron estava entre os filhos de Het; e respondeu Efron a Abraham, na presença dos filhos de Het, de todos os que entravam pela porta da cidade, dizendo: Não, meu senhor, oe-me: dou-che a herdade, e dou-che também a cova que está nela; em presença dos filhos do meu povo, dou-cha; sepulta à tua morta.

Então Abraham inclinou-se diante do povo da terra, e respondeu a Efron em presença do povo da terra dizendo: Antes, se te praze, rogo-che que me escuites. Eu darei o preço da herdade; toma-o de mim, e sepultarei nela à minha morta.

Respondeu Efron a Abraham dizendo: meu senhor, escuita-me: a terra vale quatrocentos siclos de prata; que é isto entre ti e mim? Enterra, pois, à tua morta. Então Abraham conveniu-se com Efron, e pesou Abraham a Efron o dinheiro que dixo, na presença dos filhos de Het, quatrocentos siclos de prata, de boa lei entre mercaderes.

E ficou a herdade de Efron, que estava em Machpelah, ao leste de Mamre, a herdade com a cova que estava nela, e todas as árvores que havia na herdade, e em todos os seus arredores, como propriedade de Abraham, na presença dos filhos de Het e de todos os que entravam pela porta da cidade.

Depois disto sepultou Abraham a Sara, a sua mulher, na cova da herdade de Machpelah ao leste de Mamre, que é Hebrão, na terra de Canaan. E ficou a herdade e a cova que nela havia, de Abraham, como uma possessão para sepultura, recebida dos filhos de Het.

0 comentarios: