Queridos amigos,
Women in Green deseja a todos os amigos de Israel um feliz 61º Dia da Independência.
A passada noite, alguns de nós fumos celebrar o Dia da Independência participando numa ceia festiva organizada pelo Comitê de Acção de Kiryat Arba-Hebron. A ceia teve lugar na rua, na estrada de Zion, entre Kiryat Arba e Hebron, como protesta contra a intenção de abrir a estrada ao tráfico rodado árabe. Duma banda celebramos o Dia da Independência dando graças a D’us pela miragre da criação do Estado de Israel, mas doutra banda está claro que devemos seguir a luta pela independência real, o que significa que nos deveremos seguir manifestando.
Na ceia festiva participaram perto de um centenar de pessoas. O Rabino Ben Zion ofereceu um belo discurso.
O Rabino Ben Zion sinalou que ser independentes significa ser capazes de viver num país sem necessidade de depender de forças alheias. Em hebreu a palabra “independência” é ATZMAUT. Existe outra palabra em hebreu muito semelhante a “atzmaut”, a palabra OTZMA, “força”.
Como sinalou o Rabino Ben Zion, citando ao Rabino Kook: “Israel será forte e verdadeiramente independente quando actuemos em interesse do Povo Judeu sem nos importar o que opinem as demais nações do mundo”.
Uma das condições para ser independentes e fortes é declarar, com orgulho e claramente, que a totalidade da Terra de Israel pertence ao Povo Judeu e que ninguém ostenta o direito de entregá-la.
Agardamos e rezamos para que o novo Primeiro Ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, comprenda essa simples mensagem e que, quando acuda aos EEUU para encontrar-se com o Presidente Obama o 18 de Maio, apresente uma posição sólida tanto sobre o nosso direito sobre esta terra como sobre a absoluta oposição do povo à criação de um Estado árabe no Fogar Bíblico de Israel.
Esperamos que o Presidente se mantenha firme e orgulhosamente declare: a Terra de Israel, entregada a nós por D’us, pertence ao Povo de Israel. Esta debe ser a mensagem de uma forte e independente Israel.
Feliz Dia da Independência!
NADIA MATAR
* Portavoz de Women in Green
0 comentarios:
Enviar um comentário