ISRATINA


Segundo lêmos na edição de hoje do Yediot Ahronoth, o chimpancê líbio Muammar al-Gadaffi, pediu o passado mércores ao Presidente dos EEUU, Barack Obama, que brinde uma oportunidade a Osama bin Laden, assegurando que o homem mais buscado quere "dialogar".

Gadaffi afirmou que ve signos positivos na nova Administração dos EEUU, especialmente os planos de fechar a prisão de Guantanamo.

Numa conferência via satélite com estudantes da Universidade de Georgetown, Gadaffi dixo que Washington deve revisar a sua postura face Bin Laden, acusado dos ataques do 11 de Setembro de 2001, e que figura no posto nº 1 da lista de pessoas mais buscadas pelos EEUU.

"O terrorismo é um anano, não um gigante. Osama bin Laden é uma pessoa à que se deve brindar a oportunidade de cambiar", dixo Gadaffi através dum intérprete. Porém, cuidou-se muito de dizer que tivesse contactos com Bin Laden ou que exercesse como intermediário ao seu pedido.

Para além disso, Gadaffi dixo respeito os Talibães, que os EEUU ajudaram a encumbrar em Afeganistão: "não são como se lhes está retratando. Washington deveria revisar os seus pontos de vista sobre eles também".

Fazendo referência a como resolver o conflito israeli-palestiniano, Gadaffi propusso a criação de um Estado único, melhor que duas nações fronteirizas. "Poderia chamar-se Isratina", aventurou. "E se os judeus não aceitam a solução do Estado-único", acrescentou, "podem trasladar-se a Hawai, Alaska ou uma ilha do Pacífico, e assim poderiam viver em paz num lugar isolado".

0 comentarios: