Os principais dirigentes da plataforma eleitoral ERETZ ISRAEL SHELANU celebraram esta manhã uma rolda de imprensa, onde exprimiram o seu optimismo em conseguir, quando menos, 10 assentos na próxima Knesset.

A conferência de imprensa, celebrada na própria Knesset, reuniu aos dirigentes das distintas formações que integram a lista eleitoral: o portavoz da coaligação eleitoral, Yaakov Ketzaleh Katz, de Beit El,, o membro da Knesset Uri Ariel, de Tekuma (União Nacional) em segundo lugar, o também membro da Knesset, o Dr. Aryeh Eldad, de HaTikva, o Dr. Michael Ben-Ari da Fronte Nacional Judea, e, em quinto lugar, Uri Bank, dirigente do Moledet.

Ketzaleh
Coordinando o acto esteve o profissor e jornalista televissivo Avi Rath, Em primeiro lugar apresentou a Ketzaleh, que explicou com o seu habitual entusiasmo os principais objectivos da nova plataforma: “Ergeuremos a bandeira de Eretz Yisrael, que tem sido mancilhada nos últimos anos. “Já podemos sentir no ar a emoção pelo facto de que tenha surgido esta unidade nacional. Confiamos em que, junto com a nossa mocidade –a mais maravilhosa do país- agruparemos centos, milheiros, dúzias de milheiros depois, de apoios para a nossa justa causa”.

Ketzaleh dixo que as próximas semanas de campanha serão para ele “como uma longa parêntese no período dum reservista –condição da que nunca cheguei a goçar porque fum gravemente ferido [estando próximo à morte, e passando vários meses hospitalizado] durante a Guerra do Yom Kippur- e durante a qual proclamaremos sem cesar: Sigue-nos pela Terra de Israel!”.

Ketzaleh agradeceu, assimesmo, a Baruch Marzel que cedesse o seu posto na candidatura a um companheiro mais jovem da Fronte Nacional Judea, o Dr. Ben-Ari, que passa a ocupar o seu lugar.

MK Ariel
MK Uri Ariel, cuja renúncia à candidatura de Fogar Judeu (PNR) foi a espoleta que desencadeou a convergência com as outras formações em EYS, falou acto seguido. Ariel afirmou que a actual guerra que se está desenvolvendo em Gaza “poderia ter-se evitado. Tem-se produzido tão só devido à expulsão que sofremos de Gush Katif…Tudo o que vaticinámos a partir daquele nefasto episódio tem-se cumprido ponto por ponto. Hoje, de igual modo, o Governo está fracassando no agir com as revoltas árabes que se estám produzindo em Um el-Fahm e por doquier. Afortunadamente, nós formaremos parte do próximo Governo para assegurar-nos de que este tipo de gravíssimos erros não se volvam repetir”.

Ariel fixo ênfase no facto de que o campo religioso-sionista concorra com duas listas –Fogar Judeu e ERETZ ISRAEL SHELANU-, referindo-se a isso como uma benção. Assegurou que em ambas formações há pessoas que não aprovariam uma convergência entre ambas forças, assim que acudindo por separado às urnas não se perderão centos de votos. “Agardamos conseguir um acordo respeito os votos sobrantes com Fogar Judeu, de modo que podamos sumar mais votos e perder relativamente poucos”.

As duas formações –EYS e Fogar Judeu- vêm de assinar um pacto dirigido a que se alguma delas recebe votos de sobra para um assento na Kneset e são necessários para que a outra consiga outro escano, cedê-los para que a formação menos favorecida nesse caso consiga um assento suplementário.

MK Eldad
MK Aryeh Eldad destacou que ele representa o seitor não-religioso de votantes que amam a Terra de Israel: “Por alguma razão, existe uma anomalia em Israel consistente em que se alguém menciona “Eretz Yisrael”, a gente pensa que es um profissor de geografia ou um religioso. Isto não aconteceria em nenhum outro país. Os italianos que amam a sua terra não necessitam ser religiosos, e o mesmo sucede nos EEUU. Eu pertenço a esses que acreditam no lema de “a Terra de Israel pra a Nação de Israel dacordo com a Torá de Israel”. Esta é a divisa que Gandhi [o último Rehavam Ze’evi] acunhou nas tarjetas de membro do seu movimento Moledet, qu eu aderim muitos anos atrás, e é certo inclusso para aqueles que não usam uma kipá…Esta plataforma será a voz da Terra de Israel, portanto de Judea, Samaria, o Golan e de Acco e todas as cidades onde se misturam árabes e judeus”.

Ben-Ari
O
Dr. Michael Ben-Ari representa à Fronte de Marzel e o Rabino Wolpe, considerada a facção mais extrema da nova agrupação. Ben-Ari dixo que a sua presença na lista, no nome de Baruch Marzel e Wolpe, tem demonstrado em poucas horas ser todo um bandeirim de enganche para muitos votantes ao longo e ancho do país que, de outra maneira, não teriam votado a ninguém. “Tenho recebido muitíssimas chamadas não só de felizitação pessoal”, dixo, “senão com absoluta entrega a ajudar como seja na campanha. Havia seitores inteiros de população que sentiam que não estavam representados na Knesset, mas este mosaico que vimos de configurar supõe uma solução para eles”.

Perguntado pelos seus pontos de vista sobre o Rabbi Meir Kahane, Ben-Ari dixo “Sou um leal estudoso do Rabbi Meir Kahane, fum co-fundador da sua Yeshiva da Ideia Judea, junto com o seu filho o Rabbi Binyamin Kahane, e nunca tenho negado que sou o seu discípulo”.


O moderator Avi Rath sinalou, neste momento, que Israel tem cambiado, e que já não têm demassiado sentido etiquetas como “direita”, “esquerda”, “centrista”, “kahanista”, etc. Também acrescentou que a ênfase da plataforma no conceito “Eretz Yisrael” não significa deixar de lado a consecução de importantes objectivos nacionais no campo social ou da educação.

Bank
Uri Bank, nº 5 da lista, teve umas palavras de lembrança para os seus predecesores no cárrego no Moledet, Ze’evi e o Rabino Benny Elon, e lembrou aos assistentes que a União Nacional produzira anos atrás um filme chamado “Coitelo no coração” que predizia, dixo, “com absoluta precisão tudo o que haveria de se passar depois da entrega de Gush Katif. O público de Israel está hoje em dia mais receptivo a escuitar este tipo de discurso, e agardamos que recebiremos um forte mandato para que estes pontos de vista sejam mais conhecidos”.

Nos postos que vam do 6 ao 10 na lista de ERETZ ISRAEL SHELANU figuram: Alon Davidi, dirigente do Centro para a Seguridade de Sderot e antigo director nessa localidade da Yeshiva Hesder; Avi Rath; o professor Ron Breiman, de Professor for a Strong Israel; Betzalel Smutrich do Movimento para Preservar o Território Nacional; e Lior Kalfa, do Comitê de Residentes de Gush Katif.



2 Tevet 5769 / 29 Dezembro 2008

0 comentarios: