Uma serpe-robot, capaz de gravar vídeo e som no campo de batalha, está lista para incorporar-se ao arsenal de alta tecnologia das IDF.

Segundo um informe do Channel 2, o robot espia, que mide arredor de 2 metros de longitude e vai recoberto dum camuflagem militar, mimetiza os movimentos e apariência duma serpe real, deslizando-se dentro de pequenas covas, túneis, gretas e edifícios, mentres simultaneamente envia imagens e áudio ao soldado que controla o artefacto com um computador remoto.

Capaz de contrair as suas articulações até ser capaz de escurrir-se pelas mais pequenas aberturas, este novo engenho poderia ser utilizado para localizar pessoas atrapadas sob edifícios derruídos. A serpe também é quem de arquear o seu corpo, permitindo a visão por riba de obstáculos atravês da câmara instalada na sua cabeza.

O movimento destes reptis têm sido analisados por investigadores a fim de lograr a mais natural e reaista das versões robóticas possíveis.

O custe de fabricar em série estes artilúgios aínda está por determinar, dado que aínda se acha em fase de desenvolvimento; sem embargo, segundo o Channel 2, as IDF têm previsto dotar a todas as unidades de combate com estes aparelhos.

Para além de gravar multimédia, a serpe pode ser utilizada para transportar explossivos.

O Ministério de Defesa, assessorado por expertos do Technion (Instituto de Tecnologia Israeli), tem baseado o prototipo num projecto prévio da Universidade Ben-Gurion, que criara vários animais robotizados com habilidades especiais.

Oito meses atrás, investigadores da Universidade Ben-Gurion informaram de que estavam desenvolvendo “serpes-robot” capazes de desprazar-se através de tuberias e rendijas reduzidas.

O informe da Ben-Gurion detalhava também outros “animais”, incluíndo um gato que escala muros utilizando as suas unhas, e um “Cão-droide” que interatua com os movimentos humanos.


0 comentarios: