A etiqueta de “extrema direita” está começando a ser indissociável de Lieberman. Vejamos, por exemplo, a edição de hoje do The New York Times que o caracteriza de “ultranacionalista”, ou National Public Radio, Associated Press ou CBS, que optam pelo termo “extrema direita”.

Mas, que é o que tem Lieberman de “extrema direita”? O dever de lealdade que pretende dos cidadãos árabes? Cada novo cidadão dos EEUU deve prestar um juramento semelhante. Cada membro do Congresso deve prestar um juramento de lealdade cada vez que resulta electo. Qualquer alto cárrego do país fai-no quando repite a promesa de lealdade.

Lieberman pretende ceder aos árabes uma parte de Jerusalém para o seu Estado Palestiniano. Normalmente, alguém que queira entregar a soberania duma Jerusalém unida é considerado mais bem um “esquerdista”. Também qure ceder Umm al-Fahm, que está dentro da Linha Verde israeli. Os residentes de Umm al-Fahm alçariam-se em armas se existisse a possibilidade de que se unissem ao Estado Palestiniano (como têm demonstrado manifestando-se a favor de Hamas).

Acurralar a Lieberman na “extrema direita” é parte do desejo dos mass media de simplificar o que supõe esta plataforma eleitoral, para além de demonizar aos seus eleitores.

In ELDER OF ZIYON

25 Shevat 5769 / 19 Fevereiro 2009

0 comentarios: