CLOSED ZONE


Yoni Goodman é o ilustrador do filme, recentemente candidato aos Óscar de Hollywood, de Ari Folman, “Waltz with Bashir”. Goodman vem de ilustrar uma nova curtametragem onde seguimos a um fictício rapaz palestiniano da Faixa de Gaza durante o recente bloqueio bélico da região. O filme dura um minuto e meio, e foi patrocinado por Gisha, uma ONG esquerdista ubicada em Tel Aviv que promove a liberdade de movimentos para os árabes de Gaza. Gisha, à sua vez, está subvencionada com fundos –como não!- da União Europeia.


Na curtametragem, intitulada “Closed Zone”, um rapaz árabe corre tras um pássaro que simbolizaria a liberdade, mas tem que esquivar os projectis que caim onde ele procedentes de Israel. Cada vez que se aproxima a um passo fronteirizo ou à costa uma mão impede-lhe continuar o caminho. O filme denuncia ramplonamente a violação dos direitos dos árabes palestinianos de Gaza. Não se faz alusão em nenhum momento, porém, aos direitos dos rapazes de Sderot ou do sul de Israel bombardeados a diário pelo Governo que eligiram os residentes de Gaza.


Quando menos, tras visionar o vídeo, plantejam-se-nos uma série de interrogantes:


Que se pretende amosando aos palestinianos de Gaza como um rapazinho solitário?


Por que o palestiniano tem rosto mas os israelis só punhos e mãos?


Por que não aparece Hamas por nengures?


Se no aclamado filme do seu amigo Ari Folman, apresentava-se-nos aos soldados do “invasor” exército israeli sem pôr em momento algum em contexto que diablos pintavam no Líbano em 1982 e por que estavam combatendo ali, na curtametragem de Yoni Goodman tudo transcorre também fóra de contexto.


Já vejo aos Almodóvar e Tim Robbins de turno exigindo –como se passou com “Waltz with Bashir”- alguma dádiva ou prémio de relumbrão para este arma de propaganda árabe.


Preparemo-nos para ter que visioná-lo até a saciedade promovido pelo ántisionismo israeli e internacional, e que não nos extranhe que Ahmadineyad prémie ao seu autor com alguma distinção de honra.


Aqui abaixo oferecemos-vos esta maravilha da 7ª arte. Tende a certeza de que não será a última vez que a tenhades que ver.




1 comentarios:

Definitivamente hai israelís que son parvos, parvos do carallo. Acho que o "buenismo" inventárono eles.

06/03/09, 03:06