Tal e como vimos advertindo em Últimos dias de Bar Kochba desde há um par de semanas, pode-se estar cozinhando um golpe de timão no seio das organizações de esquerda com representação na próxima Knesset.


Semelha que vários dos parlamentários recém eligidos não estám dispostos a acompanhar a Livni e Amir Peretz no irresponsável e suicida afundimento do barco, e menos diante da cruzial etapa para os interesses nacionais e internacionais a que se enfronta o Estado israeli.


De facto, o actual Ministro de Defesa, o laborista Ehud Barak, o também Ministro em activo Binyamin Ben-Eliezer, Yitzchak Herzog e Shalom Simchon têm-se manifestado partidários de respaldar o Governo que está desenhando Binyamin Netanyahu.


Doutra banda, Silvan Shalom (veterano dirigente do Likud) manifestou nas últimas horas à Agência Reuters que são vários os membros da Knesset de Kadima –entre eles Shaoul Mofaz e Dalia Itzik- que estariam dispostos a respaldar também o Governo do Likud, em contra do critério duma Tzipi Livni que brazea pateticamente contra as evidências da sua derrota.


O apoio procedente de Kadima e/ou os laboristas serviria, para além de reforzar o bloco de Governo, para moderar e colocar no seu justo sítio, quizá, algumas das descabeladas exigências que o astuto Lieberman se tem sacado da chisteira.




0 comentarios: