GUSH KATIF REVISITED

Enviei esta carta a umas 100 shuls [sinagogas] de 33 Estados dos EEUU e Canadá. Só recebim uma resposta: “Por favor, elimina-nos da tua lista”.




NECESSITAMOS A TUA AJUDA



Jag Sameaj,


O Ministro de Defesa Ehud Barak ordeou o desmantelamento de 23 pequenas comunidades de Yehuda e Shomron antes do 6 de Junho. De não ser pela importância e urgência do assunto –a honra do nome de D’us, e a vida ou morte da nação de Israel- teria permanecido em silêncio. Todos sabemos que estas “pequenas demolições” são só o começo duma expulsão a maior escala. Estou implorando por todos os meios que se organize uma oposição a esta perigosa e iminente expulsão.

Gostaria-me sinalar alguns dos perigos que implicaria uma expulsão massiva:


  1. A evacuação de perto de 300.000 judeus. A vida de 300.000 judeus verá-se arruinada, assim como as yeshivot, shuls e kollelim, e as comunidades edificadas com tanto esforço serão entregadas ao inimigo. O tema dos refugiados judeus, que isso implica, não tem sido nem tratado. Nem sequer o têm feito no caso dos 10.000 refugiados de Gush Katif e Tzfon Hasomron.
  2. A entrega da cordilheira de montanhas de Yehuda e Shomron ao inimigo (Hamas, Fatah, Yihad Islâmica,…). Os mísseis lançados desde Hebron alcançarão Beersheva e Kiryat Gat; desde Bethlehem estará a tiro Jerusalém; desde Bodrus o aeroporto Ben-Gurion será um branco perfeito; desde Rantis, Tel Aviv; Kalkilya ponherá a tiro Kfar Saba e Raanana; desde Tulkarem poderão atacar tranquilamente Netanya; e desde Jenin, Afula e Nazareth.
  3. A rendição de Jerusalém oriental e o Monte do Templo. Acabarão-se as visitas ao Kotel. Já com o controlo israeli de Jerusalém oriental e o Monte, o exército tem-se visto obrigado a clausurar o acceso ao Kotel durante horas por “medidas de seguridade”. Para além disso, os judeus de Jerusalém occidental verão-se obrigados a conviver com ataques de morteiro permanntes, como lhes sucedeu aos seus pais e avós até 1967.
  4. A entrega de perto da terceira parte do subministro acuífero de Israel. O país já padece uma severa crise de água. Os acuíferos de Yehuda e Shomron são os de maior qualidade e abastecem as necessidades de Jerusalém, Beersheva e a maioria das cidades do centro do país; também são usados para irrigação de grandes áreas agrícolas ao longo da planície costeira, os vales –nomeadamente o de Beersheva e o de Jezreel.


Unide a vossa voz a esta campanha!


1º) Asinade a seguinte petição dirigida às organizações judeas dos EEUU instando-as a opôr-se urgentemente a que se produçam mais expulsões, entrega de territórios e a possibilidade dum Estado árabe na Terra de Israel.


2º) Distribuíde este panfleto para enviar por escrito, fax ou e-mail ao Ministro de Defesa Ehud Barak, pedindo-lhe que retire a sua orde e permita que as comunidades segam crescendo e florescendo.


O tempo joga na nossa contra.


Sinceramente vosso,



YOSEF RABIM (Director do Comitê para Norteamérica de Eretz Yisrael)


0 comentarios: