Certamente, isso é o que dizem no sítio web da CNN: O conflito árabe-israeli é o mais importante e intratável problema do mundo muçulmão.


À maioria do mundo árabe, assim como aos inimigos de Israel em Europa e os EEUU, gosta-lhes apresentar este ponto de vista.


Tem sentido para o mundo árabe fazê-lo; que melhor modo de lograr o que queres que dizer: “Se me das isto, estarei tranquilo e deixarei de matar-vos”?.


Mas é falso –absoluta e completamente falso. A voa pruma, podo enumerar dez problemas no mundo árabe que são muito mais importantes, ou mais intratáveis, ou ambas coisas:


  1. O enfrontamento entre chiítas e sunis, que supõe a morte de muitos mais muçulmãos ao longo do ano que todos os que tenham morto contra Israel.
  2. O assassinato de muçulmãos em Darfur.
  3. Os direitos das mulheres nos países muçulmãos.
  4. A pobreza em Indonésia.
  5. Os conflitos entre hindus e muçulmãos na Índia e Pakistão.
  6. Os direitos dos homosexuais nos países muçulmãos.
  7. Kashmir, e a guerra entre Índia e Pakistão em geral.
  8. O controlo dos emiratos árabes sobre a economia dos seus países.
  9. A dependência dos governos e da economia árabes respeito os benefícios petrolíferos.
  10. A hostilidade entre Iran e os seus aliados, duma banda, e Egipto e os seus doutra.


Sim, e aínda há mais; nem sequer temos mencionado as ambições nucleares de Iran, ou a absoluta crise cultural do Islám e a sua occidentalização, por exemplo.


Assim que “Israel é o mais importante e intratável assunto do mundo muçulmão”, eh? A quem queredes enganar, CNN?


Quando Osama bin Laden atacou o World Trade Center em Setembro de 2001, o assunto palestiniano nem sequer formava parte da sua agenda; o seu único objectivo explícito era limpar o Meio Leste da presença e influência dos EEUU. Só foi depois de criticar ao mundo árabe por ignorar o assunto israeli/palestiniano que o tema se incorporou ao debate.


Sejamos honestos, colegas. O assunto Israel/Palestina nem sequer figura no Top 10, e nunca tem figurado.

Por que não chamades às coisas pelo seu nome? Trata-se duma simples cortinha de fume dos autênticos problemas que afronta o mundo muçulmão, uma maneira de desviar a atenção dos grandes temas e de manter aos poderosos e milhonários magnates do petróleo nos seus tronos.



Fonte: The Rebbetzin’s husband

0 comentarios: