CAMARADA OBAMA

O Presidente de Venezuela, Hugo Chávez, dixo o martes que ele e o seu aliado cubano, Fidel Castro, correm o risco de ser mais conservadores que o Presidente dos EEUU Barack Obama, dado que Washington se prepara para fazer-se com o controlo da General Motors.


Durante uma das leituras rutinárias de Chávez sobre as “maldições” do capitalismo e a bonança do socialismo, o dirigente venezolano fixo referência à bancarrota da General Motors Corporation sinalando que está previsto que o Governo dos EEUU tenha uma participação do 60 % no centenário símbolo do poder estadounidense.


Obama vem de nacionalizar nada mais e nada menos que a General Motors. Camarada Obama!. Fidel, cuidado ou vamos rematar estando à sua direita”, bromeou Chávez numa emisão televissiva em directo.


Durante uma década no Governo, Chávez tem nacionalizado a maior parte dos seitores claves da economia venezolana, incluíndos projectos petrolíferos multimilhonários, frequentemente vinculando a sua sorte ao seitor privado que concede ao Estado o 60 % da participação.


Obama tem manifestado o seu propósito de vender imediatamente a General Motors, uma vez que o gigante automovilístico se recupere, mas o certo é que de momento será o Governo quem controle a companhia tras injectar 300.000 milhões de dólares de fundos dos contribuíntes.


Chávez, um veemente crítico do “império” dos EEUU, tem moderado a sua retórica desde que Obama accedeu ao Governo em Janeiro e, sobretudo, tras reunir-se com ele durante um encontro em Trinidad e Tobago o passado Abril.



Fonte: Reuters


0 comentarios: