A poucos dias da sua chegada a Normandia para participar nas comemorações do Desembarco, Barack Obama dou a sua primeira entrevista a um meio de comunicação francês, onde evoca o Meio Leste e rende uma sentida homenagem a Nicolas Sarkozy.

A sua implicação com o Meio Leste. Para Barack Obama, que o joves pronunciará em El Cairo um importante discurso de reconciliação com o mundo muçulmão, “os Estados Unidos e o mundo occidental devem aprender a conhecer melhor o Islám. De facto, se contamos o número de norteamericanos muçulmãos, vemos que os EEUU são um dos países muçulmãos mais grandes do planeta”, manifestou na entrevista concedida a Canal +, a primeira celebrada com um meio de imprensa francês. Também acrescentou: “O que pretendo fazer é criar um diálogo mais fluído para que o mundo muçulmão poida entender melhor que os EEUU, mas também o mundo occidental em geral, afrontam certos problemasa difíceis, como o terrorismo ou a democracia”.

A sua relação com o Islám «Qualquer que seja a nossa confissão são os que construim e não os que destruim os que deixam um legado duradeiro”, estima o Presidente estadounidense. “Acredito que actualmente existe um conflito inegável entre os que sustentam que o Islám é irreconciliável com a vida moderna e os que pensamos, pelo contrário, que o Islám sempre tem sabido evoluir face o progresso”.





Fonte: Le Figaro

0 comentarios: